Portal da Transparência do STJ disponibiliza planos diretor e operacional de auditoria – STJ

Nos últimos anos, a auditoria interna se tornou um recurso de apoio indispensável à governança institucional, contribuindo para melhorar a eficácia do sistema organizacional. Nesse sentido, a Secretaria de Auditoria Interna do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vem se dedicando a aprimorar o processo de planejamento dos serviços prestados às unidades auditadas, com o intuito de traduzir, na prática, as ações que devem ser executadas.

Nesta semana, foram divulgados os objetivos e as metas da unidade para o período de 2022 a 2025 (Plano Diretor), bem como os trabalhos previstos para o próximo exercício (Plano Operacional). Ambos os documentos podem ser consultados no Portal da Transparência do STJ.  

Diretrizes técnicas e plano de ação

O Plano Diretor foi elaborado nos últimos meses, com base nas diretrizes técnicas da Resolução 309/2020 do Conselho Nacional de Justiça e do Plano Estratégico STJ 2021-2026. O documento, desenvolvido com o auxílio das unidades auditadas e do corpo gerencial e técnico do setor de auditoria, estabelece um planejamento periódico (quadrienal), considerando os objetivos estratégicos do tribunal.

Na norma diretora, são abordados temas relacionados à gestão e à atividade-fim da unidade. Entre outros aspectos, o plano diretor contempla metodologias, diagnósticos, mapas e objetivos estratégicos, bem como indicadores e metas.  

O Plano Operacional é o principal instrumento de execução do Plano Diretor e contém o conjunto das ações e a programação das atividades de auditoria interna para o exercício. Ele elenca o rol de iniciativas do setor (auditoria nas contas anuais, análises mandatórias, monitoramentos, consultorias, por exemplo), contemplando, além do plano anual, os planos de gestão e de capacitação. 

Fonte Oficial: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/17122021-Portal-da-Transparencia-do-STJ-disponibiliza-planos-diretor-e-operacional-de-auditoria.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …