Congresso aprova crédito suplementar para o Conselho Nacional de Justiça — Senado Notícias

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (17) o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 37/2021, do Poder Executivo, que abre crédito suplementar de R$ 15 milhões para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os recursos serão transferidos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A matéria teve parecer favorável do relator, senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

Segundo a exposição de motivos do projeto, o funcionamento do STJ não será afetado, já que houve redução de demandas neste ano, como reflexo dos efeitos da pandemia de Covid-19.

O crédito será utilizado para financiar políticas nacionais, como incentivo à participação institucional feminina; enfrentamento à violência contra as mulheres; monitoramento e resolução das demandas de assistência à saúde; promoção da aplicação de alternativas penais, com enfoque restaurativo, em substituição à privação de liberdade; e atenção e apoio às vítimas de crimes e atos infracionais.

Essas políticas estão incluídas na Estratégia Nacional do Poder Judiciário, que visa ao seu fortalecimento e ao da cidadania.

Relatório

Em seu parecer favorável, Carlos Fávaro ressalta que a proposta não amplia as dotações orçamentárias sujeitas aos limites das despesas primárias estabelecidos para o ano em curso, “estando em conformidade com o Plano Plurianual 2020-2023 (Lei nº 13.971, de 2019), a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 (Lei nº 14.116, de 2020), a Lei Orçamentária Anual para 2021 (Lei nº 14.144, de 2021) e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/12/17/congresso-aprova-credito-suplementar-para-o-conselho-nacional-de-justica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Empresa que reduzir vagas por conta de automação poderá pagar Previdência — Senado Notícias

O projeto de lei (PL 713/2024), de iniciativa do senador Weverton (PDT-MA), prevê o pagamento …