Ministros da Corte Eleitoral recebem presidentes do PSB, PV e Patriota — Tribunal Superior Eleitoral

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reuniu-se na tarde desta segunda-feira (28) com representantes de mais três legendas partidárias: Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Verde (PV) e Patriota. Ao lado do ministro Sérgio Banhos, Fachin tratou de diversos temas com os dirigentes das agremiações, em especial sobre o prazo para alistamento, transferência e regularização do título de eleitor, que se encerra em 4 de maio; o ciclo de auditorias das urnas eletrônicas; e as ações para o enfrentamento da desinformação.

O presidente da Corte Eleitoral destacou a importância dos diálogos que têm sido estabelecidos com os partidos, atores fundamentais da democracia brasileira. “Estou bastante animado com as conversas que temos tido. Aqui conseguimos tratar de questões estruturais, suprapartidárias. Esse é o início de uma longa prosa”, declarou, ao receber os integrantes do PV.

Ao citar o cadastro eleitoral, que será fechado após 4 de maio, Fachin demonstrou especial preocupação com os jovens. “Hoje temos pouco mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. Temos dialogado muito com os jovens, e é importante frisar que quem não vota abdica do direito de decidir”, ressaltou. O ministro falou ainda do papel essencial da Justiça Eleitoral em 2022, por ser um ano singular, e reiterou o agradecimento aos partidos por atenderem ao chamado da Corte.

PSB

Carlos Siqueira, presidente do PSB, foi o primeiro a ser recebido pela cúpula do TSE. Ele afirmou que vê com preocupação a deterioração progressiva da política brasileira, resultado da fragilidade do sistema democrático nacional. Para ele, é preciso refletir sobre o momento atual e aperfeiçoar o modelo vigente, com um Judiciário independente e a imprensa livre, pilares fundamentais da democracia.

PV

O presidente do PV, José Luiz Penna, afirmou ter muito orgulho do Poder Judiciário pelo trabalho feito em prol da preservação da democracia diante de constantes e repetidos ataques. Ele defendeu a pluralidade partidária, porém sugeriu que seja feito um exame mais criterioso acerca de uma nova organização dos partidos, com a existência de legendas que tenham causas e ideologias claras.

Patriota

Ovasco Roma, presidente do Patriota, chamou a atenção para a necessidade da informação correta e transparente aos brasileiros. Ele aproveitou o encontro para reforçar que o sistema eleitoral do país é um dos melhores do mundo, e classificou o voto impresso como um retrocesso. Por fim, elogiou a iniciativa do TSE de buscar a aproximação com as agremiações e agradeceu pela oportunidade de ser ouvido e poder propor sugestões de melhorias para o sistema político brasileiro.

Ministro Edson Fachin recebe representante do partido Patriota - 28.03.2022

Participantes

Além dos dois ministros, dos presidentes e demais representantes das legendas, participaram dos encontros a secretária-geral do TSE, Christine Peter; o diretor-geral do Tribunal, Rui Moreira; a secretária de Comunicação e Multimídia da Corte Eleitoral, Giselly Siqueira; Tainah Rodrigues, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação; e o assessor-chefe da Assessoria de Articulação Parlamentar do TSE, Flávio Aurélio Nogueira Júnior.

JM/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Marco/ministros-da-corte-eleitoral-recebem-presidentes-do-psb-pv-e-patriota.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

conheça as datas mais importantes e se prepare para o pleito como eleitor ou candidato — Tribunal Superior Eleitoral

O calendário oficial das Eleições Municipais de 2024 pode ser consultado por qualquer pessoa no …