Atuação da OAB assegura livre exercício profissional de advogado em Goiás – OAB

A atuação da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas (PNP) garantiu a reforma de uma decisão judicial que havia condenado um advogado a pagar indenização de R$ 10 mil reais, por danos morais, para quatro promotores de Justiça de Goiás. O acordão da Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais com a decisão favorável ao advogado foi publicado nesta sexta-feira (8/4).

O pedido de indenização foi embasado no fato de o advogado, no exercício profissional, ter oferecido queixa-crime contra os membros do Ministério Público e o pedido ter sido rejeitado pela Corte Especial do Tribunal de Justiça local. Dessa forma, os promotores ingressaram com uma ação por danos morais, julgada procedente, que condenou o advogado a pagar R$ 10 mil para cada um dos promotores envolvidos.

A PNP foi acionada pelo advogado aviltado para atuar no recurso do caso. Com o aval do presidente da OAB-GO, Rafael Lara, a PNP apresentou memoriais para defender a prerrogativa do livre exercício profissional da advocacia. A Ordem argumentou que a decisão de condenar o advogado feria o Art. 133 de Constituição Federal, que estabelece a inviolabilidade do advogado por seus atos e manifestações no exercício da profissão.

“A imunidade do advogado, que abrange a inviolabilidade, alcança o âmbito civil, portanto o advogado não pode ser responsabilizado por danos morais, em virtude de supostas ofensas ocorridas no exercício de sua profissão”, argumentou a PNP.

Para o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis, a decisão da Turma Recursal, que reformou a condenação, faz justiça e reconhece a prerrogativa do livre exercício profissional.

“A atividade do advogado alcança o caráter de múnus público, com relevante função social, e por isso lhe são conferidas prerrogativas e direitos, que não se confundem com privilégios, mas tem o intuito de garantir o livre exercício profissional. A Constituição Federal assegura o livre exercício profissional da advocacia com o objetivo público da realização da justiça”, ressalta Sarkis.

A Ordem afirmou ainda que, para configurar dano passível de indenização, seria necessário demonstrar que o advogado ultrapassou os limites da postura profissional e que tivesse proferido ofensas dissociadas do debate jurídico/processual, o que não aconteceu no caso.

Foi exatamente esse o entendimento da Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais. “Observa-se que não há nos autos nenhuma prova apta a atribuir prática de conduta ilícita ao reclamado, ora recorrente, não existindo sequer, no teor da queixa-crime, qualquer elemento capaz de lhe imputar o animus de ferir a personalidade ou intimidade da parte reclamante, em outras palavras, o dolo não foi demonstrado. Portanto, não há que falar em responsabilização civil do reclamado que, na condição de querelante, apenas agiu no seu estrito direito de ação, constitucionalmente assegurado”, afirma o acordão.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59580/atuacao-da-oab-assegura-livre-exercicio-profissional-de-advogado-em-goias.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …