OAB celebra 90 anos da seccional do Piauí – OAB

Nesta segunda-feira (25/04), a seccional piauiense da OAB completa 90 anos de história. Uma trajetória de luta pela defesa do exercício pleno da profissão, pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania e pelo acesso à Justiça. Com 16.304 filiados, sendo 7.445 advogadas e 8.859 advogados, a OAB Piauí é uma das seccionais mais antigas do Brasil e uma das instituições mais atuantes da sociedade civil piauiense.

“Nos 90 anos de existência, a OAB-PI participou de lutas de grandes causas. A advocacia foi uma grande aliada da sociedade piauiense, tendo a OAB-PI como instrumento institucional de apoio em todos esses anos”, disse o presidente da seccional, Celso Barros Coelho Neto, que destacou a união de profissionais de idades variadas como um trunfo. “A presença de advogadas e advogados experientes ao lado da jovem advocacia faz com que haja uma fórmula perfeita na instituição que sempre estará atenta aos fatos da realidade social e notadamente da classe.”

Curiosamente, quem por mais tempo presidiu a entidade foi Celso Barros Coelho, avô do atual presidente da seccional. Ao todo, foram seis mandatos, por quase 12 anos. No próximo 11 de maio, ele completará um século de vida.

Lutas e conquistas

Em nove décadas, centenas de advogadas e advogados voluntários emprestam seu talento e competência para ajudar a definir os rumos que a entidade deve tomar. Presente em diversas lutas e conquistas ao longo dessa história, que começou em 1932, sob a liderança de João Osório Porfírio da Mota (1932-1933 e 1935-1936), a OAB-PI continua a atuar e a renovar seus ideais, sempre sensível às demandas sociais que constantemente se renovam.

“Sou advogado há 27 anos e pude perceber muito mais proximamente como a OAB-PI avançou com o passar dos anos. Ter ocupado alguns cargos na OAB me deu a oportunidade de estar mais próximo desses avanços e de participar de várias formas do crescimento institucional. É muito importante a aproximação com a instituição porque, assim, ela sempre avançará”, afirmou Coelho Neto.

História

A OAB-PI cedeu quadros relevantes para o sistema OAB ao longo de sua história. Veio da seccional piauiense o ex-vice-presidente nacional da OAB Wilson do Egito Coelho. O ex-presidente da OAB Nacional e atual presidente da Comissão Constitucional da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, maranhense de nascimento, radicou-se no Piauí desde a infância, onde solidificou as bases de sua carreira nacional.

“A OAB é a voz constitucional do cidadão, responsável pela defesa das garantias do Estado Democrático de Direito. A entidade tem se incumbindo com muito afinco dessa tarefa, olhos postos na preservação da liberdade profissional. Todas essas bandeiras têm sido também as pautas da OAB-PI, seccional com a qual tenho ligação inseparável e muito carinho pessoal. À OAB-PI dou os parabéns pelos 90 anos de história, de lutas e conquistas”, disse Coêlho.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59614/oab-celebra-90-anos-da-seccional-do-piaui.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Concad Mulher planeja ações voltadas à saúde, esporte e combate à violência doméstica – OAB

A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada foi o evento ideal para a realização da …