Centro de Monitoramento garante disponibilidade e segurança de sistemas no DF

Atualmente, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) possui mais de 3 milhões de processos eletrônicos em tramitação, entre judiciais e administrativos. São milhares de dados que navegam diariamente pela rede do Tribunal. E, para garantir a disponibilidade e a segurança dos sistemas e informações do órgão, o TJDFT conta agora com o Centro de Monitoramento e Controle de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com funcionamento ininterrupto, o Centro tem capacidade para identificar problemas no parque tecnológico do Tribunal e buscar soluções rápidas e eficazes. Assim, é possível reduzir a exposição a riscos inerentes ao universo tecnológico, bem como garantir a disponibilidade e a qualidade dos serviços de tecnologia prestados pela Justiça.

O gerenciamento dos riscos é feito por meio de softwares de monitoramento automático e pelas equipes de revezamento contínuo. Além de impedir ocorrências – ou minimizar seus impactos – e propiciar o atendimento das demandas com agilidade e segurança, o Centro permite a identificação de melhorias a serem implementadas na infraestrutura tecnológica, acompanhando a constante evolução da área.

A instalação da unidade reforça outras frentes de aprimoramento da infraestrutura tecnológica do Tribunal, tendo em vista os desafios impostos pela Justiça digital. Entre elas, destaca-se a inauguração, em 2020, do Container Datacenter, responsável por proteger os dados do TJDFT, bem como garantir a continuidade dos sistemas, em casos de danos ou desastres naturais.

A gestão de todo esse processo é realizada pelo Núcleo de Monitoramento e Administração de Data Centers, responsável por gerenciar e manter operacionais todos os subsistemas dos data centers, bem como os sistemas, serviços e infraestruturas existentes. Cabe a essa unidade aplicar procedimentos de resposta a incidentes de infraestrutura e serviços, implementar e manter mecanismos de proteção de dados aptos a garantir a salvaguarda das informações institucionais, assim como gerenciar e manter operacionais as soluções de backup.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/centro-de-monitoramento-garante-disponibilidade-e-seguranca-de-sistemas-no-df/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=centro-de-monitoramento-garante-disponibilidade-e-seguranca-de-sistemas-no-df.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …