Abolitio Criminis é o tema do STJ No Seu Dia desta semana – STJ

O podcast STJ No Seu Dia desta semana traz uma conversa com Ricardo Viula, assessor da Secretaria de ##Comunicação## Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre abolitio criminis – expressão latina usada no direito penal que significa a extinção do crime por uma lei superveniente.

No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, Viula detalha a reportagem especial que escreveu sobre o assunto e que foi publicada no site do tribunal. Nela, são apresentadas as principais decisões do STJ em relação ao instituto da abolitio criminis, compiladas pela corte nas publicações Jurisprudência em Teses e Pesquisa Pronta.

O assessor conta que o Estatuto do Desarmamento é um dos temas que mais provocaram discussão sobre a abolitio criminis no STJ. “No âmbito da revogação de norma penal, o questionamento mais comumente feito ao Tribunal da Cidadania diz respeito ao termo final da abolitio criminis temporária instituída pelo Estatuto do Desarmamento para que os possuidores e proprietários de armas de fogo em situação irregular providenciassem o seu registro”, destaca.

Na entrevista, também são relembradas decisões do STJ nas quais se discutiu o reconhecimento da abolitio criminis em casos relacionados a crimes contra a dignidade sexual, Lei de Drogas, delitos contra a honra por meio de imprensa, embriaguez ao volante, desmatamento de área de preservação permanente, entre outros.

STJ No Seu Dia

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Fonte Oficial: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/13052022-Abolitio-Criminis-e-o-tema-do-STJ-No-Seu-Dia-desta-semana.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

STJN traz decisão que negou progressão de regime a detenta que não tem guarda de filho – STJ

​O STJ Notícias desta semana traz decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça com impacto …