Sessão solene do IAB marca ingresso de Godinho e Ibaneis nos quadros da entidade – OAB

A OAB Nacional sediou nesta segunda-feira (16/5) a sessão solene de posse do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), André Luiz Guimarães Godinho, no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A solenidade foi formalmente conduzida pelo presidente do IAB, Sydney Limeira Sanches, e teve a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, do vice-presidente, Rafael Horn, do diretor-tesoureiro da Ordem, Leonardo Campos, e de presidentes seccionais e conselheiros federais da OAB.

“Ibaneis e Godinho são homens de luta e de Ordem que nunca se furtaram a um chamado da advocacia. Sempre presentes e sempre disponíveis. Com muita alegria os recebo não apenas na qualidade de presidente da OAB, mas como um dos filiados do IAB, que tenho a honra de ser. Agradeço pelo IAB poder dividir um espaço junto conosco como se fôssemos, e assim somos, um corpo só. Somos todos advogadas e advogados irmanados numa única causa, que é a causa da advocacia”, saudou Simonetti, em discurso.

O presidente do IAB falou do ingresso de Ibaneis e Godinho sob a perspectiva histórica do instituto. “O papel de cuidar da classe está conferido à Ordem já há mais de 90 anos com muita maestria. Isso representa a nossa tradição histórica, a contribuição que demos à advocacia e à sociedade brasileira. Hoje, o instituto é órgão de consulta para o Congresso Nacional, voltado para uma atividade acadêmica muito intensa. Será um privilégio contar com a participação desses dois importantes juristas agora na nossa casa”, afirmou Sanches.

Saudações

A ex-presidente do IAB, Rita Cortez, e o representante institucional do instituto, Paulo Nicholas, fizeram as saudações protocolares de ingresso do governador do Distrito Federal como sócio honorário. “O agora governador é um homem de Ordem e continuará a ser um homem de Ordem. Ele leva toda a pauta da advocacia também para a governança do Distrito Federal. Estou muito satisfeita de ser sua proponente”, disse a ex-presidente do IAB. “Governador, seja muito bem-vindo à Casa de Montezuma, uma casa de história do direito e da advocacia. Tenho certeza das suas contribuições”, acrescentou Rita. Nicholas fez a leitura da biografia de Ibaneis.

O governador do DF manifestou sua satisfação pelo ingresso no IAB. “É uma honra integrar os quadros do IAB. Essa instituição que bem representa a advocacia nacional, que é mãe e pai do Conselho Federal da OAB”, afirmou Ibaneis. “Faltava mesmo esse meu ingresso no IAB. Isso confirma toda a paixão que tenho pela advocacia e continuarei a ter. Tenho hoje a oportunidade de tomar posse no IAB com um grande amigo, o André Godinho. A Ordem tem disso, ela nos dá muito desafios, mas nos honra com muitas amizades. Isso tudo faz parte da minha formação pessoal. Vou me dedicar o máximo para honrar o compromisso que assumo aqui nesta tarde”, declarou o governador do DF.

A ex-presidente do IAB e o representante da OAB Nacional no CNJ, Marcelo Terto, fizeram os discursos protocolares de saudação para Godinho. “A Ordem é como uma escola. Além das amizades que levamos para a vida e a experiência que ganhamos através da nossa participação no sistema OAB, a gente vem aqui para aprender. Essa troca é muito importante e cada vez mais torna-se fundamental para que possamos levar nossa agenda a frente. Acho que o Godinho fez isso com perfeição durante sua representação no CNJ”, disse Rita.

Instituição centenária

“É uma alegria e uma satisfação integrar a Casa de Montezuma, uma instituição centenária e berço da nossa Ordem”, declarou Godinho. “É uma grande satisfação ingressar nesta data, ao lado do governador Ibaneis Rocha, que tem tantos serviços prestados à advocacia. É uma honra aprender nessa convivência que trazem em si as dimensões das lutas da advocacia. Cada um carrega diversas bandeiras em prol da advocacia e da cidadania e esse convívio fraterno que temos aqui acrescenta muita nas nossas vidas. Estamos sempre juntos na luta por uma advocacia mais forte e mais valorizada”, disse ele.

O IAB foi criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843, sendo a entidade responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou que em seus 178 anos, o IAB assumiu a missão de pensar juridicamente o país e consolidar a democracia. 

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/59703/sessao-solene-do-iab-marca-ingresso-de-godinho-e-ibaneis-nos-quadros-da-entidade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Comissão de Direito Urbanístico alinha estratégias para a gestão – OAB

A Comissão Especial de Direito Urbanístico fez, nesta quinta-feira (11/8), a primeira reunião de trabalho …