Entrou no ar nesta quinta-feira (23) a nova página sobre a urna e a segurança do processo eleitoral. O site mostra como o voto eletrônico é parte de uma engrenagem idealizada e desenvolvida para atender a realidade do eleitorado brasileiro, que evolui há 26 anos, se tornando ainda mais seguro e confiável.
A urna eletrônica integra uma parte muito relevante do processo eleitoral brasileiro para a concretização da ordem e para a garantia da legitimidade das eleições, contribuindo para o fortalecimento da democracia. Por meio de gráficos, com linha do tempo e legislações relacionadas à criação e ao desenvolvimento do equipamento, a página oferece ao usuário diversas informações.
É possível também ter acesso à evolução técnica da urna eletrônica, passando por inúmeras informações relacionadas à sua composição, até as formas de auditoria do voto e respectivas funcionalidades, além da identificação do eleitor por meio da conferência biométrica.
O espaço virtual também fornece acesso dinâmico, por meio de links, aos demais canais relacionados ao sistema eletrônico de votação, como o que destaca as ações do Teste Público de Segurança (TPS), a página Fato ou Boato, o Glossário Eleitoral e até mesmo a ferramenta que possibilita testar a função da urna, que é o simulador de votação.
TP/LC
Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Junho/lancada-a-nova-pagina-sobre-a-urna-eletronica-e-seguranca-do-processo-eleitoral.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.