Balcão Virtual tem mais de 13 mil atendimentos na Justiça do Trabalho da 2ª Região

Oferecer atendimento para quem não pode ou prefere não se dirigir até uma das 217 varas do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2). Essa é hoje a principal função do Balcão Virtual, serviço criado durante o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 e que se mantém como uma alternativa de atendimento no Judiciário.

Desde o início do funcionamento, em março do ano passado, o Balcão Virtual do TRT2 já auxiliou 13.349 pessoas, sendo 6.098 só em 2022, até maio. São advogados e advogadas em sua maioria, de diferentes partes do país, e que recebem as mesmas orientações que teriam acesso presencialmente no balcão da secretaria. A diferença é que a comunicação ocorre por meio de salas virtuais, no Zoom. As principais dúvidas estão relacionadas à distribuição de processos, horários e links de audiência, bloqueio de ativos e expedição de alvarás.

Apesar da comodidade do atendimento a distância, falhas no áudio ou vídeo no equipamento podem prejudicar essa comunicação. “Se o advogado relata problema no PJe e o vídeo não está funcionando, ele não consegue espelhar a tela do computador. E nós não podemos ver o que está acontecendo para orientar”, exemplifica Ismael Souza, que integra a equipe de servidores e servidoras que atendem pelo Balcão Virtual. Algumas pessoas dão preferência por uso de chat da sala em vez do contato por áudio e vídeo, o que torna a conversa limitada. Já o uso do celular não permite o espelhamento de tela.

Para Dulcineia Figueiredo, responsável pela Secretaria do Centro Integrado de Apoio Operacional do TRT2, o Balcão Virtual esgota todas as possibilidades de atendimento para que a pessoa não precise se deslocar até uma unidade de 1º grau. Em um dia corriqueiro de serviço, por exemplo, mais de 80% dos casos são resolvidos somente com o auxílio virtual. “É por isso que o Balcão conta com elogios e aprovação do público”, explica ela se referindo à pesquisa de opinião positiva colhida no mês de abril.

Plataforma

O Balcão Virtual é uma plataforma de videoconferência para atendimento a advogados, procuradores, partes em processo e pessoas interessadas. O recurso pode ser acessado no TRT2 em dias de expediente, das 11h30 às 18h, no menu Contatos > Balcão Virtual. Assim como as audiências e julgamentos à distância, as reuniões ocorrem pela plataforma Zoom, sistema oficial de videochamadas da Justiça do Trabalho.

O servidor ou servidora designada para o Balcão Virtual presta o primeiro atendimento e, se necessário, pode agendar a continuidade com outros profissionais para a complementação. Se o processo estiver em segredo de Justiça, a parte e representantes precisam comprovar habilitação.

O Balcão Virtual não substitui o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e nem se destina ao contato com os gabinetes de magistrados de 1º e 2º graus.

Fonte: TRT2

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/balcao-virtual-tem-mais-de-13-mil-atendimentos-na-justica-do-trabalho-da-2a-regiao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=balcao-virtual-tem-mais-de-13-mil-atendimentos-na-justica-do-trabalho-da-2a-regiao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …