Dia do Encontro promove tarde lúdica pra quem busca formar uma família

Eles entraram mesmo na brincadeira. Dançaram, correram, disputaram corrida do saco e cabo de guerra, mas tudo isso sob olhares atentos e emocionados. Todos sabiam que ali podia surgir uma nova família. Pretendentes habilitados à adoção e crianças e adolescentes em busca de um lar participaram, no dia 9 de julho, da 4ª edição do Dia do Encontro.

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) reuniu em Porto Alegre 62 pretendentes e 87 crianças e adolescentes vindos de instituições de acolhimento e famílias acolhedoras de 11 comarcas do estado. Eles foram selecionados por não estarem no perfil mais desejado por pretendentes, que em sua maioria buscam recém-nascidos e crianças pequenas. Os participantes do evento são, em sua maioria, pessoas com problemas de saúde, adolescentes ou ainda grupos de irmãos.

Sete palhaços voluntários ajudaram a realizar o encontro tão esperado. Integrantes do grupo “Viver de Rir”, conseguiram arrancar risadas dos participantes o que ajudou muito na interação entre eles. Essa foi a primeira vez que o casal Verônica França, 40 anos, e Carlos de Moura, 41, participaram do Dia do Encontro. Juntos há 14 anos, eles sonham com um filho ou uma filha para completar a felicidade do lar.

Desde 2017, quando iniciaram o processo de adoção, o perfil escolhido é criança de até seis anos de idade. Mas já no dia da reunião preparatória para o evento começaram a pensar em outras possibilidades. “Estamos analisando em expandir o perfil. Ver o sorriso das crianças é tão gratificante”, contou Verônica, analista de recursos humanos.

Juntos

A pulseira amarela indicava que a adoção precisava ser maior, envolvendo não uma pessoa, mas um grupo de irmãos e irmãs. De pulseira amarela no pulso, Maria, de 11 anos, estava ansiosa. “Quero uma vida nova”. “Espero que a gente não se separe”, diz a menina que estava acompanhada de uma escadinha de irmãos: uma menina de 2 anos e dois meninos, um de 5 e outro de 7.

O corregedor-geral do TJRS, desembargador Giovanni Conti, destacou o desafio que é buscar um lar para essas crianças. “Estamos muito felizes em realizar o evento, muito importante para a Corregedoria e especialmente para a sociedade. A adoção tardia é um desafio e nos unir em torno desse movimento é de extrema importância.”

Para o coordenador da Infância e Juventude do TJRS, juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, o sol presente na tarde do encontro não poderia ser melhor para um momento especial. “O sol apareceu, o inverno deu uma pausa para um dia tão especial. Aproximamos pessoas, afetos e unimos corações. Estamos assegurando a essas crianças e adolescentes o direito fundamental ao convívio familiar e comunitário.”

Premiações

Criado em 2018, o Dia do Encontro foi vencedor do Premio Innovare 2020. Neste ano, a homenagem veio do Senado Federal com o prêmio “Adoção Tardia – Gesto Redobrado de Cidadania”. O evento recebeu a homenagem juntamente com outros dois projetos: “Busca-Se(R)” e “Aplicativo Adoção”. Juntos, os três já contribuíram para a realização de mais de cem adoções.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/dia-do-encontro-promove-tarde-ludica-pra-quem-busca-formar-uma-familia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-do-encontro-promove-tarde-ludica-pra-quem-busca-formar-uma-familia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …