Em palestra no TRE-AL, Humberto Martins destaca importância da Justiça Eleitoral para a democracia – STJ

Ao cumprir agenda institucional em Maceió, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, declarou nesta sexta-feira (5) que a Justiça Eleitoral é indispensável para assegurar o pleno exercício da democracia brasileira.​​​​​​​​​

Segundo o presidente do STJ, todos os ramos do Poder Judiciário estão unidos no compromisso democrático com a cidadania brasileira.

A afirmação ocorreu na palestra proferida pelo presidente do STJ sobre o tema “Magistratura e Cidadania”, durante o 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais. Realizado desde quinta-feira (4) no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o evento contou em sua programação com painéis sobre a atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação e a participação da mulher na política, entre outros assuntos.

Em sua exposição, Humberto Martins ressaltou que a Justiça Eleitoral e os demais ramos do Poder Judiciário estão unidos em torno do compromisso constitucional e democrático com a cidadania brasileira.

“Temos como objetivo consagrado o Estado Democrático de Direito, assegurando o exercício dos direitos individuais e sociais, dentro da missão maior de resolver conflitos e restaurar a paz”, disse.

O presidente do STJ também chamou atenção para o dever de magistrados e magistradas em zelar, com coragem cívica, pelo cumprimento das leis e da Constituição, proferindo decisões com base em três grandes virtudes: a humildade, a prudência e a sabedoria.

Honra ao ##mérito## por serviços prestados ao fortalecimento da Justiça Eleitoral

O ministro Humberto Martins foi agraciado com a medalha de honra ao ##mérito## Comenda Guerreira Maria Filipa. A homenagem outorgada pelo Colégio de Corregedores Eleitorais reconhece personalidades que prestam relevantes contribuições para a valorização da Justiça Eleitoral.

A honraria foi entregue pelo vice-presidente e corregedor do TRE-AL, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. Ele destacou que, na presidência do STJ, Humberto Martins comanda uma gestão “exitosa” e “reconhecida por todos”.

Fonte Oficial: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/05082022-Em-palestra-no-TRE-AL–Humberto-Martins-destaca-importancia-da-Justica-Eleitoral-para-a-democracia.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Excepcionalmente, CDC pode incidir nos contratos de sociedade em conta de participação – STJ

​A Terceira Tuma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que, para a incidência excepcional …