No TSE, influenciadores digitais conhecem sala de totalização, onde são somados os votos dos eleitores — Tribunal Superior Eleitoral

O grupo de 30 influenciadores digitais de todo o país que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta quinta-feira (4), pôde conhecer de perto a famosa sala de totalização, local em que são somados os votos do eleitorado.

A visita dos influencers ao Tribunal, iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal, é fruto de uma parceria com o projeto de educação midiática Redes Cordiais firmada no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Este foi o primeiro evento presencial realizado com os produtores de conteúdo, que já participaram de outras reuniões em formato virtual para receber informações confiáveis sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais.

Sala secreta: um boato desmistificado pelos influenciadores

Alvo de inúmeras teorias da conspiração que povoam a internet, a sala de totalização, descrita como escura e secreta por notícias falsas que buscam atacar a credibilidade do processo eleitoral, foi mais um dos locais visitados pelos influenciadores, que ficaram surpresos com o que encontraram.

O jornalista Alexandre Borges brincou sobre o assunto e disse que a expectativa era a de se deparar com um verdadeiro “mundo invertido”, habitado por criaturas míticas dignas de um bom conto de ficção – uma alusão à série norte-americana Stranger Things, da Netflix.“A ideia [dos boatos disseminados pelas redes sociais] que tentam vender para a gente é a de que você está indo para outro mundo”, disse.

A realidade, porém, difere da fábula que ganhou força na rede mundial de computadores. “Achei interessante conhecer a tal sala secreta, a sala escura que todo mundo fala e que, na verdade, é clara, é tranquila”, comentou Ana Girassol, influenciadora participante da Embaixada da Paz, na capital federal.

Vale lembrar que o trabalho executado pelos técnicos da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE (Setot/TSE) consiste apenas em um monitoramento para acompanhar se os sistemas operam da maneira esperada.

“Aqui não tem ninguém somando voto. É um sistema que efetivamente funciona sozinho. O que as pessoas dessa equipe fazem no dia da eleição é cuidar do desempenho desses sistemas, do desempenho dos equipamentos, para que a totalização seja feita da forma mais tranquila possível. Essa sala nunca foi secreta, porque ela é acompanhada e aberta para os partidos políticos”, complementou o secretário de TI do Tribunal, Julio Valente.

O final da visita foi marcado por um unboxing [que significa “tirar da caixa”, em português] da urna eletrônica. Quem conduziu a experiência foi o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, que abriu o equipamento na frente dos influenciadores e explicou detalhadamente a função das peças nele utilizadas.

Após a abertura da urna e o desmonte dos mitos que envolvem o sistema eleitoral, as mensagens que ficaram dizem respeito à importância do poder de escolha de representantes e de se exercer a cidadania por meio do voto. Um processo de conscientização que, para a atriz e apresentadora Maju Sanchez, não tem idade para começar.

“[A partir da visita ao TSE] me deu um start pensar que sim, é possível falar sobre política, é possível introduzir o assunto de uma maneira lúdica, de uma maneira simples”, afirmou a influenciadora, cujo público é majoritariamente formado por crianças e adolescentes.

Confira os conteúdos produzidos pelas influenciadoras e influenciadores que visitaram o TSE:

Agda Carvalho (@negraeestilosa); Ailton Junior (@seriededicas); Alexandre Borges (@alex_borges); Amanda Costa (@souamandacosta); Ana Girassol (@anagirassol_); Babi Cady (@babicady); Babi Marca (@babiemversos); Cazé (@cazepecini); Cedê Silva (@cedesilva); Cristian Wari’u (@cristianwariu); Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen); Eduardo Prado (@ed.prado); Januária Alves (@janu_alves); Jackson Augusto (@afrocrente); João Pedro (@jpmota); Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades); Maju Sanchez (@majucca); Maria Carolina (@jornaljoca); Marlos Apyus (@apyus); Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland); Nathalia Luna (@nathalia.luna); Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Pastor Pedrão (@pastorpedrao); Preta Kiran (@pretakiran); Rennan Leta (@rennanleta); Ricardo Rigel (@treta.show); Stefan Costa (@transboylife_); Sulivã Bispo (@sulivabispo); Thais Rodrigues (@almapretajornalismo); William Reis (@williamreis85).

BA/LC, DM

Leia mais:

04.08.2022 – Influenciadores digitais visitam TSE e conhecem sistema eletrônico de votação

03.08.2022 – TSE e Redes Cordiais realizam, com influenciadores digitais, capacitação sobre desinformação

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Agosto/no-tse-influenciadores-digitais-conhecem-sala-de-totalizacao-onde-sao-somados-os-votos-dos-eleitores.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Produtos Recomendados

Confira Também

Instituto dos Advogados Brasileiros reitera confiança no sistema eletrônico de votação — Tribunal Superior Eleitoral

Na noite desta segunda-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, …