Segurança das eleições é tema de reunião entre TSE e Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu no início da noite desta segunda-feira (8) uma comitiva da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, formada por organizações da sociedade civil. O grupo reiterou o compromisso em defesa da democracia e da normalidade do processo eleitoral, mas manifestou oficialmente, em carta entregue a Fachin, a preocupação com a segurança dos eleitores, bem como dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuarão em outubro nos locais de votação espalhados por todo o país.

O ministro enalteceu a importância do engajamento da sociedade na sustentação da democracia e na identificação de abusos e ameaças de violência. Fachin garantiu que a Justiça Eleitoral está atenta aos sinais de alerta e mantém contato permanente com ouvidorias, aparato judicial, juízes eleitorais e forças de segurança pública para garantir paz e segurança para quem vota e para quem trabalha nas eleições, tendo como o base o tripé precaução / prevenção / sanção.

Além de representantes de 15 instituições, o encontro contou com a presença da secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter, e da secretária de Auditoria do Tribunal, Clara Mota.

MC/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Agosto/seguranca-das-eleicoes-e-tema-de-reuniao-entre-tse-e-coalizao-em-defesa-do-sistema-eleitoral.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …