Leia a íntegra do discurso do presidente da OAB na posse do TSE – OAB

Leia abaixo, na íntegra, o discurso proferido pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, por ocasião da posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira, 16 de agosto. O ministro Ricardo Levandovski tomou posse como vice-presidente do TSE na mesma cerimônia. 

Senhoras e senhores,

Trago a esta cerimônia a saudação de 1 milhão e 300 mil advogadas e advogados do Brasil.

Aos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, que assumem a presidência e a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral, reafirmo que podem contar, sempre, com o apoio da advocacia para defender a democracia e o sistema eleitoral.

O TSE, composto por notáveis ministros do STF e do STJ e de altivos e competentes ministros oriundos da advocacia, reúne todas as qualidades para conduzir de modo exemplar o processo eleitoral brasileiro, com o apoio de todos os juízes eleitorais, advogados, membros do Ministério Público e servidores deste ramo especializado da justiça.

Prezados ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, é um orgulho para a OAB saudá-los nesta ocasião.

Os senhores têm origem na advocacia e já prestaram relevantes contribuições à profissão.

Também são respeitáveis professores de direito.

Os ministros são juristas com larga experiência na vida pública e estão à altura da missão a ser cumprida.

A gestão dos senhores nos dá a segurança de que as eleições serão conduzidas com o rigor e o equilíbrio necessários para fazer valer os ritos e os preceitos de nossa Constituição e das leis.

Aproveito a ocasião, também, para me dirigir ao ministro Edson Fachin, que agora encerra uma exitosa gestão como presidente do TSE.

Prezado ministro, quero registrar a admiração e a gratidão da advocacia pela firmeza com que vossa excelência conduziu a preparação das eleições até este momento.

Senhoras e senhores,

O sistema eleitoral e as instituições da República nos trouxeram ao mais longevo período democrático da história brasileira.

Para seguir em frente, precisamos aprender e revisitar o legado dos grandes nomes do passado.

Por isso, quero falar sobre Raymundo Faoro, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil em um período de repressão aos direitos e garantias individuais.

Faoro foi um dos responsáveis pela posição relevante que a OAB ocupa na história do país, justamente por ter conduzido um diálogo eficiente para a abertura democrática.

Em 1978, na abertura da 7ª Conferência Nacional da OAB, Raymundo Faoro afirmou:

“Não chegamos a este passo da longa travessia, da árdua jornada, armados unicamente com um corpo de doutrinas, com a clara indicação de um roteiro, o Estado de Direito, legitimado pela soberania popular e qualificado na autoridade da lei”.

Ainda naquela ocasião, Faoro observou que:

“O Estado de Direito é um processo, já aberto e já equacionado. A pacificação, isoladamente, não leva a ele. Mas ele [o Estado de Direito] não se aperfeiçoa sem ela.” 

No último dia 9 de agosto, a OAB lançou o “Manifesto à Nação em Defesa da Democracia”.

Nele, reiteramos o nosso compromisso com as atribuições conferidas pela Constituição à Ordem dos Advogados do Brasil: a representação da advocacia e a guarda do Estado Democrático de Direito.

Nossas bandeiras são a defesa do modelo federativo, da divisão entre os Poderes, dos direitos e garantias fundamentais e do voto secreto, periódico e universal.

Estado Democrático de Direito e advocacia não existem um sem o outro. 

Por isso, o acompanhamento sistemático das eleições é uma tarefa relevante para a OAB. 

Nos importa verificar a legalidade e a legitimidade de cada passo do processo eleitoral, desde o início até a posse dos eleitos pelo voto popular.

E assim tem sido a cada eleição: um processo limpo, seguro e muito bem conduzido pela Justiça Eleitoral.

A OAB se mantém equidistante dos projetos concorrentes nas eleições.

Nós não somos apoiadores nem opositores de governantes ou de candidatos.

Nosso papel, nas eleições, é acompanhar e fiscalizar o processo.

Neste ano, também conclamamos as candidatas e os candidatos a assumirem um pacto de respeito entre si e de obediência às normas eleitorais.

Que todos tenham a convicção de que o único caminho a seguir é o do respeito ao resultado das eleições.

Todos os eleitos serão diplomados e tomarão posse.

É também fundamental o respeito às prerrogativas dos advogados dos candidatos, bem como o cumprimento das garantias constitucionais da ampla defesa, do contraditório, do devido processo legal e da presunção de inocência.

Para concluir, quero lembrar um ensinamento de Rui Barbosa.

Defensor do respeito às leis e ao Estado de Direito, ele escreveu sobre o civilismo.

Para Rui Barbosa, a ordem civil implica a existência de um “governo da lei, contraposto ao governo do arbítrio, ao governo da força, ao governo da espada.”

Um dos pressupostos da democracia é o voto livre e o respeito à legítima expressão da vontade popular.

E o compromisso de fé da advocacia brasileira e de sua entidade, a OAB, é com a democracia, único regime capaz de governar as nações civilizadas, onde prevalece a ordem civil descrita por Rui Barbosa.

Nosso norte está na Constituição e no Estado Democrático de Direito.

A Ordem dos Advogados do Brasil e a advocacia estão à disposição da democracia brasileira.

Muito obrigado.

José Alberto Simonetti

Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/60085/leia-a-integra-do-discurso-do-presidente-da-oab-na-posse-do-tse.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …