Centro de Divulgação das Eleições 2022 expõe desenhos feitos por alunos de escola de Santa Maria (DF) — Tribunal Superior Eleitoral

Desenhos e cartazes feitos pelos alunos do ensino fundamental da Escola 215 de Santa Maria (DF) retratando as principais fake news sobre o processo eletrônico de votação estarão expostos no Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O CDE recebe, desde o dia 6 de setembro, veículos de comunicação e profissionais de imprensa do Brasil e do mundo que irão cobrir as Eleições Gerais deste ano.

Veja matéria sobre o tema no canal do TSE no YouTube.

As ilustrações que ficarão à mostra no CDE foram originalmente expostas durante feira de ciências realizada pela escola na manhã da última sexta-feira (23). Naquele dia, por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os estudantes também participaram do projeto “Por Dentro da Urna” e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Os representantes da Justiça Eleitoral que estiveram na escola contaram aos alunos sobre a trajetória da máquina de votar, desde a concepção até os dias atuais, bem como explicaram o funcionamento de uma seção eleitoral e deram dicas de como lidar e desconfiar de notícias falsas sobre as eleições.

Além da exposição com os desenhos, os professores organizaram uma votação simulada na urna eletrônica. Crianças de 6 a 10 anos desempenharam as diversas funções dos mesários, e uma das salas de aula virou, momentaneamente, uma seção eleitoral, onde os próprios alunos e pais fizeram o papel dos eleitores.

De acordo com Simone Silva Costa, uma das responsáveis por entrar em contato com o TSE para propor a parceria, as crianças precisam conhecer e saber valorizar o processo eleitoral. “Nós não podemos deixar que essa nova geração cresça acreditando que a urna não é segura, que o processo eleitoral não é válido. Ela tem que acreditar na democracia e em todo o processo. Então a gente começa com essas pequenas gerações”, afirmou a docente.

IC/LC, DM

Leia mais: 

23.09.2022 – Urna eletrônica chama a atenção de alunos de Santa Maria (DF) em feira de ciências

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Setembro/centro-de-divulgacao-das-eleicoes-2022-expoe-desenhos-feitos-por-alunos-de-escola-de-santa-maria-df.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Conexão: canal oficial do TSE no WhatsApp supera a marca de 80 mil inscritos

Tribunal passou a utilizar a nova ferramenta em setembro de 2023 O canal oficial do …