Glossário explica a diferença entre zerésima e Boletim de Urna — Tribunal Superior Eleitoral

Você sabe para que serve a zerésima e o Boletim de Urna? O Glossário Eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica a diferença entre eles e a importância desses instrumentos de auditoria do processo eleitoral.

A zerésima é um documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado e que a urna eletrônica está zerada antes de iniciada a votação. É emitida após o procedimento de inicialização da urna, servindo para atestar que não há registro de voto para nenhum candidato.

Já o Boletim de Urna (BU) é gerado em cada seção depois da conclusão da votação, informando o total de votos por partido, por candidato, em branco e nulos; total de comparecimento; identificação da seção e zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para validação do boletim.

O BU é emitido em um número de cópias não inferior a cinco, a partir da imagem existente na mídia fixa da urna eletrônica. Uma cópia do boletim é gravada na mídia removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração e também pode ser conferida no Portal do TSE e em aplicativos da Justiça Eleitoral para smartphones.

Glossário

O Glossário Eleitoral explica ao cidadão mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral.

Os verbetes trazem informações históricas e referências doutrinárias que revelam ao internauta a evolução do processo eleitoral brasileiro, com os aperfeiçoamentos feitos pelos poderes constituídos ao longo do tempo.

Com o objetivo de facilitar a consulta pelo usuário, as expressões estão distribuídas no serviço em ordem alfabética.

BC/LC

Leia mais:

01.10.2022 – Você já ouviu falar do Boletim de Urna, mas sabe o que ele é? Tire suas dúvidas

30.06.2021 – Antes do início da votação, zerésima comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Outubro/glossario-explica-a-diferenca-entre-zeresima-e-boletim-de-urna.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

inteligência artificial chega ao TRE do Acre — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) lançou uma novidade para modernizar a prestação jurisdicional, …