Lançamento da Revista do Advogado 157 – AASP

Diretora, Coordenador e Articulistas da edição trouxeram diferentes perspectivas e provocações sobre o tema.

­

A edição 157 da Revista do Advogado, que tem como tema “As relações de trabalho após a Covid-19”, foi lançada na noite de segunda-feira (27/3), na Unidade Jardim Paulista, com transmissão em tempo real on-line como parte da programação do Mês da Mulher AASP. Para compor a mesa do lançamento da publicação, estavam presentes a Vice-Presidente da AASP e Diretora da Revista do Advogado, Silvia Rodrigues Pachikoski, o Coordenador da edição, Luís Carlos Moro, e as Articulistas Gisela da Silva Freire e Maria José Giannella Cataldi.

­

“Sabemos que a pandemia nos fez refletir sobre diversos temas, transformou muitas dinâmicas sociais e trouxe evoluções tecnológicas que demorariam décadas. O tema escolhido para a nova edição tem o objetivo de registrar e ser uma referência para profissionais do Direito e de diversas áreas sobre os reflexos percebidos na forma como nos relacionamos com o trabalho, nas leis e no que ainda teremos de mudanças no futuro”, introduziu Silvia.

­

Luís Carlos Moro exaltou a qualidade do conteúdo da publicação e a sua gratidão com os 17 articulistas que escreveram artigos exclusivos. “Temos artigos precisos, foi uma honra coordenar uma Revista com contribuições tão ricas”, exaltou.

­

Gisela, autora do artigo “Trabalho remoto impulsionado pela pandemia e desafios na adoção de ferramentas tecnológicas de gestão e monitoramento de empregados”, trouxe algumas considerações sobre o tema. “A pandemia mudou a forma de trabalhar no mundo inteiro, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto e também a monitorar seus colaboradores de forma muito disruptiva com a utilização de aplicativos e software de controles que foram criados. O meu artigo trata exatamente da conceituação jurídica de alguns institutos envolvidos na utilização dessas ferramentas e falo também do direito à privacidade dos empregados”, explicou.

­

Maria José, autora do artigo “O legado da pandemia de Covid-19 nas relações de trabalho”, focou sua fala na saúde mental dos colaboradores, o legado que o trabalho home office deixou durante a pandemia, o uso da tecnologia nas jornadas de trabalho, a exposição das mulheres à violência física, psicológica, sexual e moral durante o trabalho em casa, doenças mentais e o que os empregadores podem fazer no contexto do Brasil.

­

“Existe a necessidade de criação de normas para preservar a saúde no ambiente laboral, como, por exemplo, o direito à desconexão nos horários de folga, uso saudável das novas ferramentas digitais, punição ao assédio moral e sexual, apoio à diversidade de gênero, raça e sexualidade e o respeito à privacidade e proteção de dados dos trabalhadores”, disse.

­

“Neste ano, a AASP completa seus 80 anos de história, e mais da metade desta trajetória tem na Revista do Advogado um importante instrumento de apoio e aprimoramento para as nossas associadas e associados, estudantes, profissionais do Direito e toda a comunidade jurídica. A primeira capa já retratava um tema importante para a época: “A mulher perante o Direito”. Estamos falando de um tempo em que as mulheres lutavam para sensibilizar a sociedade sobre a igualdade de direitos e para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Muita coisa mudou de 1980 para cá, mas a luta pela advocacia e luta pelo espaço das mulheres permanece pauta diária e cotidiana da AASP, não apenas durante o Mês da Mulher”, conclui Silvia.

­

Também estiveram presentes no evento Eduardo Mange, Presidente da AASP; as Conselheiras Elaine Beltran, Luciana Pereira de Souza e Camila Austregesilo Vargas do Amaral; os Conselheiros Rodrigo Nabuco, Rogério Tucci e Heitor Cornacchioni; o Ex-Conselheiro Pedro Ernesto Arruda Proto; a Diretora Cultural da Associação Nacional da Advocacia Negra (Anan), Patricia Anastacio; profissionais da advocacia e estudantes de Direito.

­

A versão digital da Revista do Advogado 157 já está disponível no Portal da AASP para associadas e associados, acesse agora.

­

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

AASP reúne-se com Diretoria da AATSP – AASP

Nesta sexta-feira (23/3), a AASP, representada por seu Presidente, André Garcia, pela Diretora Luciana Pereira …