Em Conferência no MS, OAB destaca o avanço na ampliação das garantias profissionais – OAB

Reunidos para a abertura da 16ª Conferência Estadual da Advocacia do Mato Grosso do Sul, realizada nesta quinta-feira (19/10), advogados e advogadas ouviram do presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, relato sobre as conquistas obtidas com o trabalho da Ordem pela ampliação das garantias profissionais.

De acordo com ele, os avanços se devem ao diálogo firme e persistente com o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. “Temos colhido diversos frutos. Para lembrar vitórias recentes, cito o reforço legislativo e jurisprudencial à garantia dos honorários da advocacia. Agora, o direito aos nossos suados honorários consta na lei e foi fortalecido por decisão paradigmática do Superior Tribunal de Justiça”, relatou.

Simonetti ainda mencionou a luta da Ordem no sentido de assegurar um regime diferenciado de tributação para profissionais liberais. “Essa é uma pauta essencial para o equilíbrio financeiro da nossa classe. Uma reforma tributária que não considere a particularidade da advocacia e de outras profissões liberais certamente causará prejuízos à coletividade”, considerou.

Além do presidente da OAB, estavam presentes o presidente e a vice-presidente da seccional, Bitto Pereira e Camila Bastos; o conselheiro federal Mansour Karmouche; o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva; e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, entre outras autoridades.

O anfitrião do encontro, Bitto Pereira, aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente Beto Simonetti pela parceria com a seccional do estado. “Na quarta sessão do Conselho Federal presidida por Beto Simonetti, nós votaríamos qual será o estado que sediará o maior evento jurídico do ano de 2024. Tínhamos uma disputa muito salutar entre vários estados que gostariam de ter a honra de receber esse evento e, perante os 81 conselheiros e conselheiras federais da OAB, o presidente foi à tribuna e disse que, no ano de 2024, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, receberá a 4ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia”, lembrou.

Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha Heitor Medeiros, a maior honraria conferida pela OAB-MS, ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Guilherme Nucci.

Programação

A programação do evento inclui palestras sobre temas como: Direito Penal e direito humanos: a missão na advocacia (Guilherme Nucci); Como os advogados salvaram o mundo (Jose Roberto Castro Neves); Planejamento além das holdings (Mariana Arteiro); Negociação e contrato de honorários (Rafael Lara Martins); Diferentes formas de prospecção de clientes para o advogado (Rafael Cândia); Advocacia previdenciária: desafios e oportunidades (Theodoro Agostinho); Novidades na nova lei de improbidade: o advento de uma legislação mais garantista (Flávio Cabral); Resolução consensual de conflitos na administração pública (Ana Carolina Ali Garcia); Os principais julgados do STF em relação ao setor agropecuário (Rudy Ferraz); Inventário de posse ou usucapião? (Roberto Soares de Carvalho); Inventário extrajudicial (Lauane Andrekowisk); Como se destacar na advocacia criminal (Andréa Flores); Como ocupar espaços de liderança na advocacia (Gaya Schneider); e Empreendedorismo na Advocacia (Giovanna Castelucci).

No segundo dia de Conferência acontecerá, também, a I3ª Feira de Networking promovida pela Comissão da Jovem Advocacia, que tem como objetivo principal proporcionar uma plataforma única para a troca de contatos e experiências, aproximando advogados em início de carreira, estagiários e escritórios de advocacia.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61549/em-conferencia-no-ms-oab-destaca-o-avanco-na-ampliacao-das-garantias-profissionais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

No STJ, penhora de salários para pagamento de honorários segue com placar favorável para advocacia – OAB

Em sessão realizada nesta quarta-feira (21/2), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) …