Em evento no RS, Horn reitera a necessidade da defesa do sistema de prerrogativas da advocacia – OAB

O vice-presidente nacional da OAB Nacional, Rafael Horn, recebeu na manhã desta quinta-feira (16/11) a medalha Ministro Célio Silva, concedida durante o 10º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (COPEJE). O evento foi realizado na OAB-RS Cubo, e teve como temática o direito eleitoral e democracia: desafio das eleições 2024, o qual teve como objetivo fomentar o conhecimento, bem como difundir informações acerca das eleições municipais de 2024.

A Medalha Ministro Célio Silva é uma Ordem de Mérito de alta distinção do Colégio destinada a agraciar membros em exercício e membros do Judiciário que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral, além de autoridades que contribuíram para o crescimento da categoria dos juristas eleitorais.

“Assim como a Ordem, os juristas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) têm essa missão de defesa do Estado Democrático, e isso se dá não apenas pela defesa do livre sufrágio universal, mas principalmente das prerrogativas da advocacia, que são prerrogativas da cidadania”, destacou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn. Para Horn, a construção do sistema de prerrogativas da classe, principalmente após a Constituição de 1988, “se deu por meio de um trabalho de homens e mulheres de Ordem que, dialogando com o Congresso e Judiciário, construíram um arcabouço jurídico inédito no mundo, o qual permite ao advogado ter acesso a qualquer autoridade e qualquer repartição pública, direito aos honorários de sucumbências e, principalmente, o direito a voz o uso da palavra”.

“Vai muito mais do que do que se faz uma sustentação oral e essa prerrogativa, a defesa dela talvez seja uma das mais importantes missões dessa geração que está não apenas como dirigente de Ordem, mas também representando a advocacia, seja no quinto constitucional, seja no âmbito dos Tribunais Regionais Eleitorais”, finalizou Rafael Horn.

 O evento segue até nesta sexta-feira dia (17/11), confira programação neste link

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61654/em-evento-no-rs-horn-reitera-a-necessidade-da-defesa-do-sistema-de-prerrogativas-da-advocacia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Em comemoração aos 180 anos, IAB lança livro durante colóquio na Universidade de Coimbra – OAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará, na próxima quinta-feira (29/2), Colóquio Comemorativo na Universidade …