Paim apoia urgência para Câmara votar Dia da Consciência Negra como feriado nacional — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que a Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (21), requerimento de urgência para a votação do projeto que declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PL 3.268/2021). Em pronunciamento nesta quarta-feira (22), o parlamentar, que foi relator do texto no Senado (com o número PLS 482/2017), espera que a proposta seja aprovada na Câmara ainda essa semana. Segundo ele, a relatora, deputada Reginete Bispo (PT-RS), apresentou um parecer igual ao do Senado. O objetivo é assegurar que a lei seja sancionada ainda em novembro.

— Atualmente, seis estados já aprovaram nas suas assembleias legislativas que essa data de Zumbi, da consciência negra, seria feriado naquela região. Feriado já aprovado: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Várias capitais e municípios também já aprovaram o feriado, numa homenagem ao grande Zumbi dos Palmares, que sonhava com uma sociedade onde negros, brancos, indígenas pudessem viver em parceria.

Para Paim, a data é um momento de consciência e debate sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atingem a sociedade, sofridas por pretos, pardos, brancos, quilombolas, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, pobres, mulheres, moradores de rua, desempregados, imigrantes, refugiados.

— Estamos resgatando a luta do nosso povo, oportunizando uma data simbólica para a reflexão das nossas origens, da nossa negritude, da nossa brasilidade. Cada um contando sua história, independentemente da sua origem, da sua etnia. Somos o que somos e o que queremos ser e sentir. Somos parte deste momento enorme, mosaico de gente, de milhares de gestos, risos, lágrimas, de cores, sabores e de culturas, que é o nosso gigante Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/11/22/paim-apoia-urgencia-para-camara-votar-dia-da-consciencia-negra-como-feriado-nacional.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Debate sobre fim dos ‘saidões’ expõe desafios da ressocialização — Senado Notícias

“As autorizações de saída representam um considerável avanço penalógico e os seus resultados são sempre …