CCJ do Senado aprova indicados para vagas da Justiça do Trabalho no CNJ

Sabatina ocorreu nesta quarta-feira (29). Nomes serão submetidos ao Plenário





 





29/11/23 – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (29), após sabatina, a indicação de oito autoridades para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre elas estão os indicados para três vagas da Justiça do Trabalho: o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região/RJ), e o juiz do Trabalho Guilherme Guimarães Feliciano, da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté (SP). As indicações serão agora submetidas ao Plenário do Senado. 

Sabatina

Durante a sabatina, conduzida pelo presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), os indicados destacaram o papel do CNJ na construção de um Poder Judiciário mais rápido e eficiente. Para eles, deve ser papel do conselho reduzir a judicialização de conflitos e estimular a conciliação. 

Tecnologia

O ministro Caputo Bastos ressaltou o papel da tecnologia como aliada da prestação da Justiça. “O CNJ tem o papel de observar as necessidades da sociedade e as constantes mudanças do mundo globalizado e trazer essas novas condicionantes para dentro do Poder Judiciário”, afirmou. “Os pontos focais são a razoável duração do processo, o investimento em tecnologia da informação e o estabelecimento de parcerias com os tribunais, de modo a promover melhorias na prestação dos serviços à sociedade”.

Pacificação

Para o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, o Judiciário é um relevante instrumento de pacificação social, “utilizando métodos consensuais de solução de conflitos, que devem ser aprimorados e estimulados como política, tanto no campo individual como no coletivo”. 

Integração

O juiz Guilherme Guimarães Feliciano defendeu a atuação do CNJ em temas relacionados a saúde, integração do cidadão neurodivergente, educação para cidadania e pacificação social, por meio de campanhas, protocolos de julgamento, promoção de oportunidades e da atuação do Judiciário junto à sociedade. 

Presidente

O presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, acompanhou a sabatina e esteve com os senadores Jayme Campos (União/MT), Esperidião Amin (PP/SC), Tereza Cristina (PP/MS), Izalci (PSDB/DF), Rogerio Marinho (PL/RN), Weverton Rocha (PDT/MA), Omar Aziz (PSD/AM), Eduardo Girão (Novo/CE), Carlos Portinho (PL/RJ), Fabiano Contarato (PT/ES), Zenaide Maia (PSD/RN), Laércio Oliveira (PP/SE), Alan Rick (União/AC), Humberto Costa (PT/PE) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB). 

(Com informações e fotos da Agência Senado)

$(‘#lightbox-ygjm_ .slider-gallery-wrapper img’).hover(
function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 0);
}, function() {
const $text=$($($(this).parent()).next());
$text.hasClass(‘inside-description’) && $text.fadeTo( “slow” , 1);
}
);
$(document).ready(function() {
var ygjm_autoplaying=false;
var ygjm_showingLightbox=false;
const ygjm_playPauseControllers=”#slider-ygjm_-playpause, #slider-ygjm_-lightbox-playpause”;
$(“#slider-ygjm_”).slick({
slidesToShow: 1,
slidesToScroll: 1,
autoplay: ygjm_autoplaying,
swipeToSlide: false,
centerMode: false,
autoplaySpeed: 3000,
focusOnSelect: true,
prevArrow:
”,
nextArrow:
”,
centerPadding: “60px”,
responsive: [
{
breakpoint: 767.98,
settings: {
slidesToShow: 3,
adaptiveHeight: true
}
}
] });
$(“#slider-ygjm_”).slickLightbox({
src: ‘src’,
itemSelector: ‘.galery-image .multimidia-wrapper img’,
caption:’caption’
});
});

Fonte Oficial: TST.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Banco é responsabilizado por assédio a empregadas terceirizadas grávidas | TST na Voz do Brasil

                           Baixe o áudio Reproduzir o áudio  Pausar o áudio  Aumentar o volume  Diminuir o …