OAB participa de Assembleia e de Conferência da União dos Advogados de Língua Portuguesa, em Lisboa – OAB

O Conselho Federal da OAB participou da Assembleia Geral da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), na segunda-feira (4/12), na sede da Ordem dos Advogados Portugueses (OAP), em Lisboa, Portugal. O membro honorário vitalício e ex-presidente da UALP, Claudio Lamachia, representou a entidade.

A assembleia teve como ponto principal a atualização do plano de ação bienal e o orçamento para o ano de 2024, além de tratar de outros temas importantes para a organização, como os projetos e atividades referentes às ordens que compõem a UALP.

Estavam presentes os bastonários representantes dos países membros da UALP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. 

Conferência da UALP

Em 5 de dezembro, também ocorreu a Conferência da UALP, com o lema “A UALP e a Promoção da Justiça”. Na sessão de abertura, estavam presentes o presidente da entidade, Januário Correia; o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa; e a ministra da Justiça de Portugal, Catarina Sarmento e Castro. 

Foram realizadas no decorrer do encontro quatro sessões. Na primeira, participaram bastonários, presidentes e os representantes das Ordens da UALP. O título foi “Regras do acesso à profissão nos países membros da UALP (condições de inscrições dos nacionais, residentes, não-residentes e do acesso à profissão nas ordens, cooperação entre advogados e escritórios).

A segunda sessão, com o título “A advocacia como garantia do acesso ao direito e à Justiça”, teve como orador o ex-bastonário e advogado inscrito na OAP Guilherme Figueiredo. A terceira sessão, organizada por representantes da Associação dos Advogados de Macau, da Ordem de Advogados de Moçambique e por Joel Aló Fernandes, teve como tema “A Mediação e arbitragem”. A quarta e última sessão foi realizada pelos representantes da OAP e discorreu sobre “Advocacia e Inteligência Artificial”.  

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61795/oab-participa-de-assembleia-e-de-conferencia-da-uniao-dos-advogados-de-lingua-portuguesa-em-lisboa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Beto Simonetti recebe desembargador Antonio Adonias em visita institucional – OAB

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu o desembargador do Tribunal de Justiça da …