in

Abril Verde: Cristo Redentor é iluminado de verde em memória das vítimas de acidentes de trabalho

26/4/2024 – Um dos pontos turísticos mais famosos do mundo foi iluminado de verde nesta sexta-feira (26) para homenagear a memória das vítimas de acidentes de trabalho. A iluminação do Cristo Redentor é uma ação do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro e marca o Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa; e o gestor nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, ministro Alberto Balazeiro, participaram da solenidade organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região (RJ). O evento contou com a participação de diversas pessoas, incluindo servidores e gestores regionais do programa, e de autoridades de outros órgãos públicos do estado fluminense e nacionais, como o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.

Abril Verde

Duas datas importantes marcam o mês: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 28 de abril, Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Lei 11.121/2005 e previsto no calendário da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do Cristo Redentor, diversos outros pontos turísticos pelo país estão ou já foram iluminados de verde neste mês. Destacam-se o Teatro da Paz e o Estádio do Mangueirão em Belém; a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis; o Marco Zero do Equador, em Macapá; o Teatro Amazonas e a Ponte do Rio Negro, em Manaus; além do Corcovado, da Ponte Rio-Niterói e dos Arcos da Lapa, no próprio Rio de Janeiro

Diversos órgãos em Brasília, o TST/CSJT, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto também foram iluminados. A iniciativa também abrange prédios em todas as regiões do Brasil da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Caixa Econômica Federal, da Petrobras e das Assembléias e Câmaras Legislativas.

Programa Trabalho Seguro 

O Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em colaboração com diversas instituições públicas e privadas, é uma iniciativa conjunta do TST, do CSJT e do TRTs. Seu foco está na formulação e na implementação de projetos e ações em todo o País, visando à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

A meta central do programa é reduzir, de forma significativa, o número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos. Para alcançar esse objetivo, estão planejadas diversas ações ao longo do mês, com o intuito de promover a cultura da prevenção e discutir temas relacionados à segurança e à saúde no ambiente de trabalho. Além disso, os Tribunais Regionais do Trabalho e o TST realizarão sessões com pautas específicas sobre o tema.

(Secom/TST)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para Pacheco, governo erra ao questionar desoneração da folha no STF

Senado homenageia os 40 anos das Diretas Já