O senador Humberto Costa (PT-PE) fez um resumo da viagem oficial realizada com outros cinco parlamentares aos Estados Unidos, segundo ele, para uma missão em defesa da democracia. Ele destacou que o encontro, organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio do Washington Brazil Office, teve como propósito articular a defesa “no Brasil, nos Estados Unidos e no mundo”.
O parlamentar ressaltou a importância dos contatos estabelecidos e dos temas discutidos com agentes políticos de organismos internacionais e do Congresso americano, e criticou a sessão na Câmara dos Deputados americana na qual, segundo ele, foi surpreendido em função de “acusações infundadas” feitas contra a democracia brasileira. O ataque do empresário Elon Musk ao Judiciário brasileiro foi citado pelo senador como parte de uma “narrativa mentirosa propagada por grupos de extrema-direita internacional”, com apoio de políticos brasileiros.
— Esse grupo está viajando o mundo, vendendo a ideia de que nós vivemos numa ditadura, que o presidente Lula juntamente com o ministro Alexandre de Moraes está transformando o Brasil numa ditadura. Vejam que vergonha sair do Brasil para falar mal do Brasil, de uma coisa que, nos Estados Unidos, a gente teve a oportunidade de ver. Há um reconhecimento da força da democracia brasileira — disse em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (7).
O senador destacou a importância de construir uma aliança global para combater o avanço do fascismo, a disseminação de notícias falsas e o discurso de ódio.
No mesmo pronunciamento, Humberto Costa também se solidarizou com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
— Registro a enorme solidariedade de todo o povo brasileiro para ajudar a recuperar o Rio Grande do Sul. Os estados do Nordeste estão enviando pessoal, equipamento, contribuições, doações as mais diversas. O presidente Lula assegurou, como tem feito até agora, que não faltarão recursos. O Congresso dará uma resposta rápida no socorro às vítimas — reforçou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte Oficial: Agência Senado