in

OAB e AGU pedem ao STF aplicação do CPC em honorários de causas privadas

O Conselho Federal da OAB e a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentaram um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que se aplique a literalidade do Código de Processo Civil (CPC) em causas privadas, no que tange à fixação dos honorários advocatícios. 

A petição conjunta encaminhada ao STF solicita a delimitação da questão constitucional, atualmente em debate, exclusivamente aos honorários advocatícios fixados em processos contra a Fazenda Pública.

O Recurso Extraordinário (RE) 1.412.069, cujo relator é o ministro André Mendonça, busca estabelecer se é ou não possível a aplicação de equidade na fixação de honorários advocatícios em causas envolvendo a Fazenda Pública, não possuindo qualquer relação com os processos em que litigam partes privadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em declaração, o presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou a importância dessa delimitação. “É fundamental assegurar que as causas envolvendo partes privadas não sejam de qualquer modo atingidas em razão deste debate que hoje se trava no STF acerca dos honorários fixados em processos nos quais a Fazenda Pública é condenada beneficiando milhares de colegas que possuem endêmicas nessa matéria”.

Fonte Oficial: OAB

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Premiação reconhece tribunais e unidades destaques da Semana da Execução Trabalhista 2023 

CDH fará diligência para acompanhar população vulnerável no RS