in

Divulgada lista de expositores da audiência sobre penhora de imóvel alienado em execução de condomínio

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira divulgou, nesta segunda-feira (20), o quadro definitivo de habilitados para participar da audiência pública que vai discutir se, no curso de execução de débitos condominiais, deve ser admitida a penhora de imóvel com financiamento garantido por alienação fiduciária.

A audiência acontecerá no dia 3 de junho, a partir das 14h, na sala de sessões da Segunda Seção do tribunal. O assunto é objeto do Recurso Especial 1.929.926, que, embora não tenha sido qualificado como repetitivo, foi afetado pela Quarta Turma à Segunda Seção para pacificação do tema no STJ.

O relator enfatizou que a questão é de grande relevância social, podendo afetar, “de um lado, a sustentabilidade financeira dos condomínios e, de outro, o custo do crédito imobiliário, consequências que devem ser levadas em conta pelo julgador, nos termos do artigo 20, caput, da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro“.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Audiência pública terá cinco painéis

Os expositores foram divididos em cinco painéis:

O painel 1 terá início às 14h10 e contará com a participação da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC-SP), da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O painel 2, às 14h30, vai reunir a Associação Nacional da Advocacia Condominial (Anacon) e a Caixa Econômica Federal (CEF), sendo esta última parte no processo.

O painel 3, às 14h50, terá a presença do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de Pernambuco (Secovi-PE) e da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

O painel 4 acontecerá às 15h10 e vai contar com a Academia Nacional de Direito Notarial e Registral (AD Notare) e a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Por fim, o painel 5, às 15h30, terá como expositores o Sindicato Patronal de Condomínios Residenciais, Comerciais, Mistos e Empresas Administradoras de Condomínios no Estado do Espírito Santo, exceto região sul (Sipces); e o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo (Secovi-SP).

Os expositores que desejarem usar recursos audiovisuais deverão encaminhar os arquivos digitais da respectiva apresentação exclusivamente para o e-mail fiduciaria.propter.rem@stj.jus.br, até as 23h59 do dia 27 de maio. Vale lembrar que os equipamentos do STJ estão programados para bloquear a leitura de dispositivos externos de armazenamento de dados, como pendrivehd externo e similares.

Os expositores que não foram habilitados poderão comparecer à audiência pública na condição de ouvintes, sendo-lhes facultado encaminhar manifestações escritas para o e-mail indicado acima, a título de memoriais, os quais serão juntados aos autos após a audiência.

Fonte Oficial: Portal STJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TJPB recebe equipe de inspeção da Corregedoria Nacional nesta segunda-feira (20/5)

CCJ analisa divulgação de gastos no cartão corporativo nesta quarta-feira