in

Dia Nacional do Policial Penal vai à sanção

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (21), em decisão final, projeto que cria o Dia Nacional do Policial Penal, a ser celebrado em 4 de dezembro e incluído no calendário oficial nacional de eventos comemorativos. O PL 3.885/2023, oriundo da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e segue agora para sanção presidencial, salvo se houver recurso para análise em Plenário. 

Dorinha Seabra observou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o desgaste mental e psicológico a que os trabalhadores penitenciários estão frequentemente expostos pode levar a diagnósticos como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais. A senadora salientou ainda as graves condições de trabalho a que muitos desses policiais são submetidos. 

— Os problemas enfrentados nos presídios brasileiros decorrentes de superlotação, condições precárias de saúde, saneamento, violência e falta de infraestrutura organizada são de conhecimento de todos os brasileiros. Nesse contexto, criar o Dia Nacional do Policial Penal é uma justa homenagem a essa categoria — afirmou a relatora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O senador Sergio Moro (União-PR) observou que esses policiais estão em uma atividade extremamente perigosa — “talvez uma das áreas mais difíceis na segurança pública”.

Presidente da CSP, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) também manifestou apoio à proposta, e disse que em seu estado “as condições de trabalho dos policiais penais são dificílimas”.

— Criamos o dia nacional, mas o que eles estão querendo mesmo é estrutura para que possam desenvolver o seu trabalho — disse Petecão. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: Agência Senado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Criação da Universidade Federal do Araguaia vai à Câmara

Comissão aprova sugestão ao MEC para evento de incentivo à educação política