in

Programa de Qualidade de Auditoria da Justiça do Trabalho é apresentado em fórum sobre auditoria governamental

11/6/2024 – A Secretaria de Auditoria (SECAUDI) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) apresentou, na última semana, em um evento nacional sobre auditoria governamental, as estratégias adotadas na elaboração do Programa de Qualidade de Auditoria da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus (PQA-JT).

Saiba mais: Programa de Qualidade de Auditoria é instituído na Justiça do Trabalho

O modelo foi apresentado no 12° Fórum Brasileiro da Atividade de Auditoria Governamental, promovido pelo Conselho de Dirigentes dos Órgãos de Controle Interno da União (DICON). O evento foi realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e teve como objetivo promover a integração e o intercâmbio de conhecimentos das áreas de auditoria interna dos órgãos integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

PQA-JT

O Programa de Qualidade de Auditoria da Justiça do Trabalho é fruto de estudos da Secretaria de Auditoria do CSJT com base nas Resoluções CNJ 309/2020, do Conselho Nacional de Justiça; e 282/2021, do CSJT; que instituíram as diretrizes técnicas da atividade no Poder Judiciário e o estatuto de auditoria interna na Justiça Trabalhista.

Além do direcionamento normativo dos dois conselhos, o programa também se alinha às normas internacionais de Auditoria Interna, editadas pelo Instituto dos Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors – IIA), em especial ao Modelo de Capacidade para o Setor Público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector – IA-CM).

No evento, a apresentação do PQA-JT ficou a cargo da servidora da SECAUDI Ana Carolina. Ela destacou que a construção do programa foi desenvolvida a partir de um grupo de trabalho que contou com a participação de representantes de unidades de auditoria de Tribunais Regionais do Trabalho de pequeno, médio e grande porte. 

A servidora também explicou que a implementação do PQA é um projeto estratégico constante no Plano Anual de Auditoria do CSJT para o exercício de 2024 e busca aprimorar a cultura de melhoria contínua, pautada em simplicidade e efetividade. “O intuito é que as unidades de auditoria da Justiça do Trabalho possam fortalecer ainda mais essa cultura de qualidade para agregar mais valor à unidade, mais valor à instituição e para que cada um possa se sentir melhor realizando esse trabalho”, disse.

(Secom/TST)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em CPI, procurador defende plataforma contra manipulação no futebol