in

Simonetti defende direito à sustentação oral em Conferência Estadual da Advocacia Roraimense

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reforçou, nesta segunda-feira (10/6), a defesa intransigente da Ordem do direito à sustentação oral dos advogados durante a  abertura da Conferência Estadual da Advocacia Roraimense. “A OAB insurge em defesa da sustentação oral, que é expressão da voz da democracia nos tribunais”, afirmou. 

O evento, que ocorreu em Boa Vista. é promovido pela OAB-RR e tem como tema “Democracia e Liberdade”. Simonetti estava acompanhado do vice-presidente, Rafael Horn; do diretor-tesoureiro, Leonardo Campos; do presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e do presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento.

“Jamais admitiremos atalhos que suprimem nossa presença em todas as etapas processuais. Queremos, sim, mais celeridade. Queremos, sim, mais acessibilidade ao Poder Judiciário. Contudo, não aceitaremos atalhos que violam os direitos e garantias dos cidadãos”, ressaltou o presidente nacional da OAB.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ednaldo Gomes Vidal, presidente da OAB-RR, enalteceu a atuação da seccional que, há mais de quatro décadas, “vem defendendo a Ordem Jurídica, os Direitos Humanos e os ideais democráticos”. “E essa OAB Portas Abertas, pautada numa gestão participativa, na união com outras instituições, vem fazendo a diferença em nosso estado”, pontuou.

Ednaldo Vidal destacou ainda algumas conquistas alcançadas nos últimos anos como os escritórios compartilhados, as salas da advocacia no sistema prisional, a educação continuada por meio da Escola Superior da Advocacia, entre outras ações.

Homenagem

Em sua passagem pelo estado, Beto Simonetti foi homenageado na Assembleia Legislativa de Roraima com o título de Cidadão Benemérito. A proposta foi apresentada pelos deputados Marcos Jorge (Republicanos) e Catarina Guerra (União), e aprovada pelos parlamentares estaduais. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques também recebeu a Ordem do Mérito Legislativo, na categoria Mérito Especial, junto ao presidente da OAB Nacional.

“Como cidadão roraimense orgulhoso, meu coração e pulsão ética ficarão permanentemente vinculados a este estado”, disse Simonetti durante a homenagem. Ele ainda destacou o papel ímpar da advocacia roraimense, sempre firme e aguerrida em defesa do Estado Democrático de Direito e da Justiça.

Fonte Oficial: OAB

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Semana Nacional celebra eficiência dos “juizados de pequenas causas”