in

Justiça do Trabalho participa de ação itinerante que levará cidadania a municípios do sul do Amazonas

17/6/2024 – O Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e os Tribunais Regionais do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), e da 14ª Região (RO/AC) participarão, de 17 a 21 de junho, da a edição deste ano do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, promovida pelo  Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante os cinco dias, representantes de mais de 50 instituições públicas parceiras prestarão atendimento às populações de Lábrea e Humaitá, municípios do sul do Amazonas, com a oferta de serviços para garantir o acesso à justiça e à cidadania.

Lábrea e Humaitá estão mais próximos da capital de Rondônia, Porto Velho, do que da capital do Amazonas, Manaus, que fica a quase 700 quilômetros. As duas cidades sediarão a edição de 2024 do programa por estarem em região de importância estratégica. 

O objetivo é colocar à disposição dos habitantes dos dois municípios e de cidades vizinhas atendimento nas áreas de documentação civil, fundiária, ambiental, previdenciária, trabalhista, infância e juventude e indígena. O Exército Brasileiro ofertará consultas com médicos e dentistas. Também serão oferecidos serviços relacionados à infância e adolescência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os serviços oferecidos durante a Justiça Itinerante buscam garantir acesso de forma integrada a direitos fundamentais, tentando suprir a ausência de estruturas estatais permanentes na Amazônia Legal.

Participam também da ação o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), tribunais, órgãos dos governos federal, estadual e municipais, Ministério Público, Defensorias Públicas, autarquias federais, OAB e cartórios. 

(Com informações do CNJ)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CNJ e TJRO compartilham experiências de inovação no judiciário

Contrapartida dos estados será investir em educação e infraestrutura, diz Padilha