Após ser aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE) nesta quarta-feira (14), a indicação de Marcos Vinicius Pinta Gama para o cargo de embaixador do Brasil na Argélia (MSF 25/2024) foi confirmada na noite desta mesma quarta pelo Plenário do Senado.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1957, o diplomata estudou no Instituto Rio Branco e ocupou vários postos no Brasil e no exterior. Seu último cargo como embaixador foi na Suécia (2014 a 2018). Ele é secretário-adjunto da Secretaria-Geral Ibero-Americana no Itamaraty desde 2019.
Argélia
Maior país da África, a Argélia é uma república presidencialista que fica ao norte do continente. A paisagem dominante é o Deserto do Saara, onde a extração de petróleo e gás natural é a principal atividade econômica. O país apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Cerca de 90% dos 43,5 milhões de habitantes vivem no litoral.
O país é o principal parceiro comercial do Brasil na África. O relacionamento diplomático começou em 1962, com a instalação da embaixada em Argel, capital do país. Em 2023, o comércio bilateral chegou a cerca de US$ 4,2 bilhões (mais de R$ 20 bilhões), com superávit para o Brasil, que exportou principalmente açúcar, milho e soja. As importações se concentram em óleos brutos de petróleo e fertilizantes químicos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte Oficial: Agência Senado