Em sessão do Conselho Pleno realizada nesta segunda-feira (19/8), a OAB Nacional prestou homenagens à advocacia, em um ato de reconhecimento aos profissionais e autoridades que atuaram no incêndio ocorrido no edifício-sede do Conselho Federal da OAB, em 27 de julho. A entrega de medalhas foi direcionada àqueles que demonstraram solidariedade e contribuíram com as medidas e ações essenciais para o salvamento de vidas e preservação do patrimônio histórico. O encontro aconteceu no prédio histórico da OAB, ao lado da sede oficial.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, iniciou as homenagens com destaque a todas as autoridades, servidores da segurança pública e funcionários da Ordem que representam a união de todos em defesa da vida e da instituição. “De modo muito especial, ressalto o papel crucial dos colaboradores da OAB, especialmente dos gerentes de cada área e dos membros da brigada de incêndio, verdadeiros heróis cotidianos, que foram os primeiros a agir para salvar vidas e controlar o incêndio. Mesmo diante do perigo, não hesitaram em intervir, protegendo não apenas a infraestrutura do prédio, mas, principalmente, o que ele simboliza como emblema máximo da resistência da advocacia.”
Foram condecorados, também, os membros honorários vitalícios Cezar Britto, Ophir Cavalcante Júnior e Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Foram reconhecidos, ainda, o presidente Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches; o presidente da Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (Fenia), Felipe Martins Pinto; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde; e em nome de todos os agraciados pela Medalha Rui Barbosa, a conselheira Cléa Carpi. Também foram entregues condecorações aos presidentes e suas respectivas bancadas de conselheiros, abrangendo os 81 conselheiros federais.
Prédio histórico OAB
Em alusão ao momento histórico, o membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho pediu para que fosse incluído na pauta da sessão do Conselho Pleno a sugestão de renomeação do atual prédio histórico da OAB (antiga sede da Ordem). A homenagem será in memoriam ao ex-presidente da entidade, Ophir Filgueiras Cavalcanti, pai do também membro honorário vitalício, Ophir Cavalcante Júnior. O presidente Simonetti colocou em votação e houve aprovação unânime do pleno.
A mudança de nome também contribuirá para facilitar o endereçamento do local. “Além de uma homenagem merecida ao dr. Ophir, os demais condôminos do edifício nos pedem esta alteração para diferenciarmos o prédio histórico da sede atual da Ordem. Fico muito satisfeito com a aprovação total de todos os conselheiros presentes”, agradeceu Marcus Vinícius Furtado Coêlho.
Fonte Oficial: OAB