Na terça-feira (3), a partir das 9h, a Comissão de Esportes (CEsp) do Senado Federal fará audiência pública para esclarecer os motivos que levaram ao desligamento, em junho, do então preparador físico da seleção brasileira feminina de basquete Diego Falcão.
No pedido (REQ 11/2024 – CEsp) apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), o parlamentar questiona as supostas razões apresentadas pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para o desligamento do profissional da equipe.
Segundo Girão, a CBB teria decidido pela demissão de Diego Falcão por pressões das jogadoras da seleção. Elas teriam questionado publicações contrárias ao aborto feitas pelo preparador físico.
Na justificativa apresentada, o senador afirma que é “essencial ouvir Diego Falcão e o então técnico da seleção José Neto, bem como o presidente da CBB, Guy Peixoto Junior, a fim de que sejam prestados os devidos esclarecimentos sobre a demissão do preparador físico e seja averiguado se houve violações ao direito de liberdade religiosa e de expressão”.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte Oficial: Agência Senado