in

Novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho inicia ciclos de correições ordinárias em Sergipe

15/10/2024 – O novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, iniciou, nesta semana, a primeira correição ordinária da sua gestão. O ministro, que tomou posse na última quinta-feira (10), está realizando a atividade correicional no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE).

A correição no TRT-SE será realizada de 14 a 18 de outubro e serão verificados, entre outras coisas, o desempenho geral do tribunal, como os dados de movimentação processual, tempo de tramitação, observância de prazos e adequação de procedimentos às normas legais e estrutura da Escola Judicial (Ejud-20) e dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejuscs-JT).

Nova metodologia

Ao destacar a mudança legal que regulamentou a estrutura do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o ministro destacou que será introduzindo, já nessa primeira correição ordinária, uma mudança metodológica que vai promover uma nova dinâmica e um novo escopo de atuação correcional. “Com a adição da Lei nº 14.824, a corregedoria-geral assume um novo papel, bem mais amplo, com mais poderes e responsabilidades agora incorporada dentro do CSJT e não mais no Tribunal Superior do Trabalho (TST)”, completou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba mais: Presidência da República sanciona lei que regulamenta funcionamento e competências do CSJT

Desempenho

O presidente do TRT-SE, desembargador José Augusto do Nascimento, destacou que o tribunal tem sido reconhecido por um desempenho exemplar, incluindo, conquistando premiações relativas a boa gestão processual e administrativa “Fomos agraciados com quatro prêmios neste segundo semestre. Um deles foi o ranking da transparência no CNJ, em que alcançamos o 1º lugar na Justiça do Trabalho juntamente com os TRTs da 4ª e 8ª Regiões”, destacou.

O desembargador ainda ressaltou outras conquistas do regional em ações nacionais da própria Justiça do Trabalho. “Ficamos em 2º lugar na Semana Nacional de Execução Trabalhista entre os tribunais de pequeno porte e a nossa conciliação foi uma das melhores do país ficando com medalha de prata”, ressaltou.

Agenda

Uma das primeiras ações foi a visita ao Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), onde o ministro e sua equipe conheceram as instalações e foi recepcionada pelos coordenadores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) e dos Cejuscs de 1º de 2º graus.

Além disso, o ministro se reuniu com as desembargadoras e os desembargadores do tribunal e vai ter uma agenda com servidores (as) e a advocacia.

Com informações do TRT da 20ª Região (SE)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Memória da escravidão e da liberdade é tema de novo grupo de trabalho do CNJ

Cartórios fazem mutirão para sensibilizar população sobre doação de órgãos