O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ampliou, até 20/11, o prazo de inscrições para a quarta edição do Prêmio Prioridade Absoluta. A premiação reconhece ações e iniciativas voltadas à promoção, à valorização e ao respeito dos direitos de crianças e jovens.
Podem ser inscritas iniciativas realizadas por tribunais, membros da magistratura, órgãos do Sistema de Justiça, do Poderes Executivo e do Legislativo, entidades da sociedade civil organizada, empresas e universidades. As práticas serão avaliadas em dois eixos temáticos: Medidas Protetivas e Medidas Socioeducativas.
É permitida a inscrição de mais de uma prática de mesmo autor ou órgão, desde que sejam realizadas em formulários diferentes. No entanto, é vedada a inscrição da mesma prática em mais de uma categoria.
Infância e juventude
Desde 2020, quando foi instituído pelo CNJ por meio da Resolução n. 355/2020, o Prêmio Prioridade Absoluta proporciona a troca de experiências entre o Sistema de Justiça e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, e, ainda, o setor empresarial e acadêmico, para modernizar e dar maior eficiência às ações que garantem os direitos do público infantojuvenil. Em 2023, foram premiadas nove práticas e concedeu duas menções honrosas.
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ