A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza nesta quarta-feira (13), a partir das 14h30, audiência pública interativa sobre o tema “Acessibilidade e Inovações nas Neurociências: da Ciência ao Consumidor”. A proposta foi do senador Nelsinho Trad (PSD-MS) (REQ 86/2024).
A audiência deve discutir como acelerar a disseminação de inovações neurocientíficas em favor de portadores de doenças neurológicas, transtornos do neurodesenvolvimento e lesões medulares. Nelsinho explica que a ideia é desenvolver políticas públicas que garantam acessibilidade e equidade, com foco especial nas populações mais vulneráveis.
“Embora a neurociência tenha alcançado grandes avanços nos últimos anos, como o desenvolvimento de terapias genéticas e celulares, novos medicamentos, procedimentos robóticos, dispositivos de neuromodulação e vestes robóticos, o acesso a essas inovações permanece profundamente desigual. Países em desenvolvimento e populações de baixa renda enfrentam barreiras para acessar essas tecnologias de ponta, exacerbando as disparidades globais em saúde”, afirma o senador em seu requerimento.
Nelsinho observa que distúrbios neurológicos — como epilepsia, Alzheimer, esclerose múltipla, lesões medulares e Transtorno do Espectro Autista — afetam a qualidade de vida dos indivíduos e têm um impacto profundo no sistema de saúde e no desenvolvimento econômico.
Convidados
O debate contará com a participação, já confirmada dos seguintes convidados:
- Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China
- Li Li Min, coordenador de inovação no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork
- Ana Cristina Veiga Silva, neurocirurgiã
- Marcos Wagner, presidente do Neuroscience 20 no Brasil (evento sobre neurociências que ocorrerá em paralelo às reuniões do G20)
- Veviane Spergue, psicóloga
A reunião da CAS será realizada na sala 9 da ala Alexandre Costa.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte Oficial: Agência Senado