Às vésperas das eleições da OAB nos estados, o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, reforçou a importância da votação como compromisso com o fortalecimento da classe em um artigo publicado na ConJur, nesta quinta-feira (14/11). “Cada voto expressa a voz e a força da advocacia”, afirmou.
Simonetti também reiterou que o processo de votação vai além da simples escolha de dirigentes e conselheiros. “A participação de cada advogada e de cada advogado na eleição da Ordem é ainda mais necessária no atual contexto de ataques e ameaças constantes contra nossa profissão. Vitórias e superação de desafios só foram possíveis, nos últimos tempos, graças à união da classe em torno do entendimento de que nosso tópico mais importante é a defesa e o fortalecimento das prerrogativas”.
No texto, o presidente da OAB Nacional também destacou algumas das conquistas dos conselhos no fortalecimento institucional da profissão, como a vitória sobre a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – que definiu o Código de Processo Civil como a referência obrigatória para todos os juízes do país estabelecerem os honorários de sucumbência – e a aprovação da Lei Contra o Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019) e a inclusão, na Lei 14.365/2022, de mecanismos ainda mais rígidos de proteção às prerrogativas.
Por fim, convocou todos os advogados a exercerem seu direito ao voto. “É o engajamento de cada uma e de cada um que torna a OAB a maior e mais forte instituição civil do país, respeitada e comprometida com a Justiça e a democracia”.
Fonte Oficial: OAB