in

Estudo sobre racismo estrutural no sistema de justiça é tema de seminário do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulga, nesta quinta-feira (28/11), o resultado da pesquisa Características do racismo (re)produzido no sistema de justiça: uma análise das discriminações raciais em tribunais estaduais, da 6.ª edição da série Justiça Pesquisa. O estudo será apresentado durante seminário promovido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ).  

A análise foi realizada por um grupo de pesquisadoras e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) e investigou os modos como o racismo se manifesta no sistema de justiça, as vivências e trajetórias das pessoas negras que atuam em seus órgãos, considerando desde o ingresso e socialização na carreira até a ascensão e estabilização profissional. O evento é on-line e será realizado pela plataforma virtual Cisco Webex Meetings com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. 

Justiça Pesquisa

A série “Justiça Pesquisa” foi concebida com a finalidade de realizar estudos e investigações científicas de interesse do Poder Judiciário brasileiro, por meio da contratação de instituições sem fins lucrativos, incumbidas da realização de pesquisas e projetos de desenvolvimento institucional.   

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A orientação desses trabalhos tem como base dois eixos estruturantes e complementares. O eixo “Direitos e Garantias Fundamentais” enfoca aspectos relacionados à realização de liberdades constitucionais, a partir do critério funcional de ampliação da efetiva proteção a essas prerrogativas constitucionais. Já o eixo “Políticas Públicas do Poder Judiciário” volta-se para aspectos institucionais de planejamento, gestão e fiscalização de políticas judiciárias a partir de ações e programas que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da democracia.   

O CNJ não participa diretamente dos levantamentos e das análises de dados e, portanto, as conclusões contidas nos relatórios não necessariamente expressam posições institucionais ou opiniões dos pesquisadores do Conselho.   

Serviço 

Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas às Polícias Judiciárias – Características do racismo (re)produzido no sistema de justiça: uma análise das discriminações raciais em tribunais estaduais 

Data: 28 de novembro de 2024
Horário: das 17h às 19h
Local: plataforma virtual Cisco Webex Meetings

 

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

 

Texto: Jéssica Vasconcelos
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proposta agiliza acesso de delegados a dados de monitoração eletrônica

CAS vai debater as implicações da reforma tributária para a saúde