10/2/2025 – As inscrições para a 2ª edição do “Prêmio Cooperari – Estratégias para Evoluir” foram encerradas no último dia 5. No total foram apresentadas 18 iniciativas: nove de sustentabilidade, quatro de precedentes e cinco de execução, com a participação de 10 tribunais.
O período para as iniciativas que não foram habilitadas apresentarem recurso vai até sexta-feira (14). Confira a lista dos projetos inscritos.
Temáticas
Nesta edição, o Cooperari está alinhado ao Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026 e à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, sendo organizado em três grandes perspectivas:
- Sociedade: Gestão de Resíduos Sólidos e Eficiência Energética
Iniciativas que reduzam o consumo de energia de fontes não renováveis ou a geração de resíduos sólidos, superando práticas convencionais e promovendo a sustentabilidade.
- Processos Internos – Execução e Precedentes
Soluções que acelerem a fase de execução, aprimorando o fluxo processual e identificando recursos para dívidas trabalhistas. Ferramentas tecnológicas e boas práticas que agrupem casos semelhantes, promovendo uniformidade e celeridade nas decisões judiciais.
- Aprendizado e Crescimento – aderência entre planejamento e execução orçamentária
Metodologias e instrumentos que otimizem o planejamento e a execução orçamentária, garantindo alinhamento com o Plano Estratégico do órgão.
Destaque entre os inscritos, o TRT da 3ª Região (MG) apresentou quatro iniciativas: duas de sustentabilidade, uma de execução e uma de precedentes; seguido pelo TRT da 18ª Região (GO), que inscreveu três projeto: duas de precedentes e uma de sustentabilidade.
Estratégias para Evoluir
A 2ª edição do Prêmio Cooperari é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que busca identificar, reconhecer e disseminar práticas inovadoras de natureza judiciária ou administrativa com potencial de aplicabilidade nacional.
Organizada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGGEST) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a premiação tem o objetivo de incentivar a evolução e o aprimoramento da operacionalização do Sistema de Justiça Trabalhista, além de promover a participação de magistrados (as), servidores (as), advogados (as) e da sociedade no aperfeiçoamento da Justiça do Trabalho.
Confira o regulamento para mais informações e acesse a página do prêmio.
(Nathalia Valente/AJ)
Fonte Oficial: TST