20/2/2025 – Em menos de duas semanas, o Chat-JT, ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa desenvolvida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) conquistou mais de 11 mil usuários. O número representa cerca de 25% dos profissionais que integram a Justiça do Trabalho em todo o país.
Essa iniciativa representa um avanço significativo na modernização e otimização dos processos internos da instituição em todo o país. Similar aos principais produtos de IA generativa disponíveis no mercado, o Chat-JT foi projetado para auxiliar magistrados(as) e servidores(as), incluindo estagiários, em suas atividades jurídicas e administrativas. Sua capacidade de personalização permite que cada profissional adapte a ferramenta à sua rotina de trabalho, maximizando sua eficiência e produtividade.
Saiba mais: Chat-JT: Justiça do Trabalho lança inteligência artificial para auxiliar profissionais da instituição.
Compromisso com a inovação
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destaca a importância do projeto para a Justiça do Trabalho. “O Chat-JT demonstra nosso compromisso com a inovação e a busca constante por soluções que beneficiem todos os que trabalham na instituição e, consequentemente, os cidadãos que procuram a Justiça”, disse.
Segundo o ministro, com o Chat-JT, a Justiça do Trabalho reafirma seu compromisso com a inovação e a modernização, assegurando um serviço público de excelência para todos os brasileiros. “Tenho orgulho em ver a Justiça do Trabalho abraçando a tecnologia para melhor servir à população, e o Chat-JT é um claro exemplo desse avanço”, disse. “Nossa meta é continuar investindo em soluções inovadoras que garantam um serviço público mais ágil, eficiente e acessível a todos”, complementou o presidente.
Grande interesse do público-alvo
A rápida adesão ao sistema demonstra a necessidade da Justiça do Trabalho por soluções inovadoras e eficientes. A ferramenta não apenas otimiza o trabalho interno, mas também contribui para a celeridade e a modernização do serviço prestado à população.
O sucesso do Chat-JT é evidenciado pelo grande interesse dos profissionais: o recente “Webinário Aprendendo a usar o Chat-JT”, transmitido ao vivo pelo CSJT no dia 7 de fevereiro e atraiu mais de 4 mil participantes simultâneos. O evento contou com a participação de especialistas em IA, que demonstraram como a ferramenta pode ser utilizada para otimizar o trabalho diário, desde a pesquisa de jurisprudência até a elaboração de documentos.
Uma nova oportunidade para aprimorar o uso do Chat-JT
Dando continuidade às atividades formativas para o uso da ferramenta, o CSJT, em parceria com o TST e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), vai promover, nesta e na próxima sexta-feira (21 e 28 de fevereiro), das 10h às 11h, o “Webinário Chat-JT: Primeiros passos”.
As inscrições já estão abertas e a participação nos dois dias de evento vai gerar certificação para magistrados, servidores e estagiários da Justiça do Trabalho de todo o país. O link das transmissões será enviado por e-mail após a confirmação da inscrição.
Saiba mais: Webinário vai ensinar primeiros passos para usar o Chat-JT
Deixe sua opinião sobre o Chat-JT
O CSJT disponibilizou um formulário para que os usuários do Chat-JT na Justiça do Trabalho de todo o país façam sugestões e elogios, tirem dúvidas e registrem críticas. O objetivo do formulário e coletar informações para aprimorar a ferramenta,
Acesse o canal de comunicação dos usuários do Chat-JT e contribua para o aprimoramento do IA da Justiça do Trabalho.
(Secom/TST)
Fonte Oficial: TST