21/2/2025 – O primeiro dia do “Webinário Chat-JT: Primeiros passos” foi realizado nesta sexta-feira (21) e foi acompanhado, ao vivo, por mais de 4 mil pessoas. O evento, que continua na próxima sexta-feira (28), busca auxiliar profissionais da Justiça do Trabalho a alcançar melhores resultados com a sua ferramenta de inteligência artificial.
O webinário é promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). O primeiro dia de evento contou com a participação do presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga. “O Chat-JT é uma inovação. Em menos de duas semanas do seu lançamento, mais de 10 mil pessoas já utilizaram a ferramenta”.
Precedentes
O presidente também destacou a importância do sistema na busca de jurisprudências e na modernização do TST. “O tribunal está passando por uma mudança de paradigma, deixando de atuar como uma instância de ampla revisão para se consolidar como uma corte de precedentes, focada na uniformização da jurisprudência”, disse. “Cada vez mais, a corte de precedentes precisa de informações e elas estão nessas ferramentas onde encontramos um banco de dados capaz de suprimir a deficiência de pesquisa manual”, completou.
Uso seguro das novas tecnologias
Representando a direção da Enamat, a juíza auxiliar da escola, Patrícia Maeda, enfatizou a importância do curso para capacitar os participantes no uso seguro e eficiente das novas tecnologias. “Os números alcançados com o lançamento da ferramenta mostram o acerto da iniciativa, do pioneirismo e do protagonismo da Justiça do Trabalho”.
Uma solução para todos da Justiça do Trabalho
O secretário-geral do CSJT e gestor do projeto, juiz Bráulio Gusmão, ficou responsável pela apresentação da ferramenta. Ele explicou que o Chat-JT é uma solução de IA desenvolvida para auxiliar todos os profissionais da instituição em suas atividades diárias, sejam eles magistrados(as), servidores(as), prestadores (as), estagiários (as) ou jovens aprendizes.
Até esta sexta, a ferramenta já contava com mais de 12 mil usuários e mais de 45 mil conversas criadas.
Saiba mais: Chat-JT: Justiça do Trabalho lança inteligência artificial para auxiliar profissionais da instituição.
Primeiros passos
O webinário está dividido em duas partes. Nesta primeira etapa, foi apresentado como fazer o login na ferramenta, como iniciar uma conversa (prompt), qual a melhor maneira de enviar comando para a ferramenta devolver os resultados esperados, além de um resumo do que diferencia o Chat-JT das outras soluções de IA do mercado.
“Vale destacar que um dos diferenciais é o fator de segurança dos dados, uma vez que os dados e informações geradas na ferramenta não saem da instituição”, disse o secretário-geral do CSJT.
Próximo encontro já tem data marcada
O webinário continua na próxima sexta-feira (28), no mesmo horário (das 10h às 11h). Na ocasião serão apresentadas formas de fazer o uso mais detalhado da ferramenta como, por exemplo, consultar o repositório oficial de jurisprudência da Justiça do Trabalho (Sistema Falcão) no Chat-JT e análise de documentos.
Veja também: Conheça o Falcão, o repositório oficial de jurisprudência da Justiça do Trabalho
Já está usando o Chat-JT? Deixe sua opinião
Se você é um (a) dos mais de 12 mil usuários (as) do Chat-JT, deixe sugestões, elogios, críticas ou dúvidas no formulário criado pelo CSJT para coletar informações para aprimorar a ferramenta.
(Nathalia Valente/AJ)
Fonte Oficial: TST