in

ARTIGO: Tribunais de Contas e o julgamento de prefeitos

* Dimas Ramalho

O Supremo Tribunal Federal concluiu, há poucas semanas, o julgamento da ADPF 982/PR, no qual decidiu, por unanimidade, que os tribunais de contas têm competência para julgar as contas de gestão dos prefeitos desde que exerçam a função de ordenadores de despesa. 

A ação havia sido interposta pela ATRICON-Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, com o objetivo de esclarecer a competência das Cortes de Contas após decisões judiciais terem anulado sanções aplicadas a prefeitos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na votação, o Supremo distinguiu as situações em que os chefes do Executivo atuam diretamente como responsáveis pelos gastos públicos, ou seja, quando eles autorizam e gerenciam despesas, reconhecendo aos Tribunais de Contas a competência para julgá-los diretamente, sem a necessidade de passar pelo crivo das Câmaras Municipais.
 

 

Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-artigo-tribunais-contas-e-julgamento-prefeitos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fortalecimento do setor empresarial em conselho da Sudeco é retirado de pauta