07/04/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou, nesta segunda-feira (7/4), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, das 9h30 às 12h00, e das 14h00 às 16h00, um encontro para falar sobre o tema ‘Planejamento Público Municipal’.
Realizado presencialmente e transmitido ao vivo com mais de 5 mil visualizações, o encontro trouxe aos participantes conhecimentos sobre Políticas Públicas, as fases, as ações governamentais, os indicadores e as metas relacionados ao Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, além de conteúdos que voltados para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), de acordo com os preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000).
As atividades contaram com as instruções do Chefe Técnico da Fiscalização do TCESP, César Schneider, e da Auxiliar Técnica da Fiscalização do TCESP, Débora Geórgia Tristão.
“O planejamento público é uma área muito dinâmica que sofre alterações, modificações e evoluções e isso tem ocorrido nos últimos anos e, especialmente, nos últimos cinco anos pra cá em que a tecnologia da informação e as nossas mudanças sociais se intensificaram, isso reforça ainda mais essa questão”, comentou César Schneider.
“Nós temos um ciclo de políticas públicas. Primeiro, identificar o problema público, depois, incluir isso numa agenda para que você tome decisões daquilo que você vai solucionar e dentro disso eu vou começar a pensar em soluções. Das minhas soluções, eu vou ter que fazer uma avaliação e tomar uma decisão, de como solucionar o problema, e aí eu começo essa parte de planejamento da minha execução, e depois a implementação da política pública, vou traduzir isso no planejamento orçamentário, vou executar e depois eu tenho o momento da avaliação, eu entender se aquilo que eu me propus a fazer está caminhando no sentido que eu me propus a fazer”, pontuou Débora Geórgia Tristão.
A íntegra do evento está disponível no canal oficial da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP) no YouTube no link: https://go.tce.sp.gov.br/jy3j1l .
Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-tcesp-realiza-encontro-para-debater-planejamento-publico-municipal