in

Presidente da OAB reforça apoio à luta em defesa da democracia durante posse na Abradep

Ao participar da  cerimônia de posse da nova coordenação-geral da Associação Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), realizada nessa quarta-feira (28/5), no auditório da OAB-DF, em Brasília, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destacou o compromisso da entidade com o combate à desinformação e à violência de gênero, e com a ampliação dos espaços de diálogo sobre democracia digital. 

Em seu discurso, Simonetti reafirmou a disposição da OAB para participar do debate público ao lado da Abradep, com independência institucional e comprometimento com as prerrogativas da classe e com os direitos individuais e coletivos. “Cada advogada e cada advogado tem o poder-dever de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema de Justiça e da democracia brasileira. E faremos isso com o apoio sempre qualificado da Abradep”, ressaltou o dirigente do CFOAB.

O coordenador-geral da Abradep empossado para o biênio 2025-2027, Sidney Sá das Neves, ressaltou o caráter plural e a importância do trabalho voluntário que mantém a entidade. “A coordenação-geral é composta por cinco pessoas, mas existem muitas outras que, com sua força e inteligência, fazem a Abradep funcionar. Pessoas que emprestam sua intelectualidade, seu tempo, tudo em caráter voluntário”, destacou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sidney Neves, que foi presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB na última gestão, destacou a necessidade de fortalecer a democracia por meio de debates que enfrentem temas estruturantes, como a periodicidade das eleições e a representatividade política. “A democracia é como um músculo: a gente precisa exercitar a democracia o tempo inteiro, a todo instante. Fazendo isso, teremos uma democracia pujante, forte e robusta para enfrentar qualquer ameaça”, afirmou.

A nova coordenação-geral da Abradep também é composta por Anne Cristine Silva Cabral (coordenadora-geral adjunta), Hanna Gonçalves (secretária-geral), Wederson Advíncula (secretário-geral adjunto) e Edson Borowski (tesoureiro). A gestão sucede a da professora Vânia Aieta, homenageada durante a solenidade por seu legado de seriedade e compromisso democrático.

Compuseram a mesa de honra a secretária-geral adjunta da OAB Nacional, Christina Cordeiro; o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira Poli; o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto; o adjunto do ministro da Advocacia-Geral da União Paulo Ronaldo Ceo de Carvalho; a procuradora regional da República e diretora da Escola Superior do Ministério Público da União, Raquel Branquinho; o integrante do Conselho Nacional de Justiça Ulisses Rabaneda; a diretora de administração e finanças do Sebrae, Margarete Coêlho; a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral Edilene Lôbo; e a  presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez. O evento também contou com a presença da secretária-geral da OAB, Rose Morais, e do diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior.

Fonte Oficial: OAB

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dino diz que não cabe ao Judiciário redesenhar sistema tributário

Frente em defesa de médicos formados no exterior vai à promulgação