in

Cerimônia em Pernambuco encerra oficialmente Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025

30/5/2025 – A Justiça do Trabalho em todo o país esteve mobilizada nesta semana para promover o maior mutirão de conciliações de ações trabalhistas. Os dados consolidados serão apresentados nos próximos dias, mas, até agora, a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista já movimentou mais de R$1,6 bilhão, homologou cerca de 29 mil acordos e atendeu quase meio milhão de pessoas em apenas cinco dias.

Enquanto o resultado consolidado não fica pronto, confira a prévia no Painel da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

Cerimônia de encerramento

A campanha foi encerrada nesta sexta-feira (30), em cerimônia realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho  da 6ª Região (PE). O evento foi transmitido ao vivo pelo do TST no YouTube e contou com a participação do vice-coordenador da Comissão Nacional de Promoção da Conciliação da Justiça do Trabalho (CONAPROC) e ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos aqui para catalisar interesses que convergem no mesmo propósito que é, de fato,  solucionar, não os processos apenas, mas, sobretudo, os litígios que moveram as partes a estarem juntas”, disse. “Encerramos a 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista  com um profundo sentimento de realização e, também, de renovação. Agradeço às pessoas que fizeram desta jornada um marco de cidadania, justiça e diálogo”, concluiu.

Comprometimento ativo

Para o presidente do TRT-6 (PE), desembargador Ruy Salathiel de Albuquerque e Mello Ventura, o evento é uma oportunidade única para reforçar o comprometimento ativo da Justiça do Trabalho na busca de uma justiça ativa.

“Fizemos da conciliação a oportunidade de celebrarmos acordos inéditos de cooperação e a solução de inúmeros conflitos superados em que, trabalhadores e empregadores, saíram de uma disputa com o sentimento de entendimento”, afirmou. “Encerramos essa semana da conciliação com o sentimento de dever cumprido e de estarmos caminhando para uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível e humanizada”, completou.

Acordos

A cerimônia também foi marcada pela assinatura de importantes conciliações para a Justiça do Trabalho de Pernambuco. Um deles foi um acordo judicial com o Grupo João Santos, que totaliza R$ 23 milhões em pagamentos e contemplará até 600 trabalhadores que aderirem ao edital. A conciliação foi viabilizada por meio do termo de cooperação judiciária firmado entre o TRT-6, o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Ministério Público do Trabalho e o Grupo João Santos.

O TRT-6 (PE) também assinou termo de cooperação técnica com o Bradesco, pelo qual as instituições criam uma rotina de audiências para tentativas de conciliação em processos que envolvam o banco. A cada dois meses, a instituição financeira compromete-se a enviar lista de processos que identifica como passíveis de acordo e o TRT de Pernambuco conduzirá o convite para os/as demais envolvidos/as nas ações e a marcação de pautas temáticas.

Menos conflitos, mais Futuro

O evento deste ano contou com o slogan “Menos conflitos, mais Futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”. A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e conta com o apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país.

Apesar do encerramento do mutirão de acordos, vale lembrar que você, que tem alguma ação tramitando na Justiça do Trabalho, pode solicitar a conciliação em qualquer período do ano e em qualquer fase do processo. Fale com seu advogado (a) ou procure o Centro de Conciliação onde sua ação trabalhista tramita.

Confira a íntegra da solenidade de encerramento:

(Andrea Magalhães/AJ)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Debate chama atenção para governança climática no Legislativo

Lei cria política de proteção dos direitos das pessoas com albinismo