02/06/2025 – SANTO ANTONIO DO PINHAL (SP) – O décimo quarto encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais foi realizado na segunda-feira (2/6), às 10h00, no Auditório do Centro Educacional Integrado (CEI) ‘Professora Silvana da Silva e Souza’, em Santo Antônio do Pinhal.
Na oportunidade, participaram do evento lideranças da região, dentre elas, 25 Prefeitos e 18 Presidentes de Câmaras Municipais, além de Vereadores, gestores públicos, servidores e representantes da sociedade civil, que tiraram dúvidas junto ao corpo técnico da Corte e receberam orientações para boas práticas administrativas.
Antes do encontro, o Conselheiro-Presidente do TCESP, Antonio Roque Citadini, assim como em debates anteriores, realizou uma reunião com os líderes do Executivo municipal para tratar assuntos pertinentes à população da região.
Por parte do Tribunal de Contas, participaram da mesa de abertura do evento, além do Presidente Roque Citadini, o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCESP, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, e o Diretor da Unidade Regional de Guaratinguetá (UR-14), Mario Milane da Matta Neto.
Ainda compuseram a mesa, o Prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Anderson José Mendonça, o Presidente da Câmara dos Vereadores do Município, Rafael Alberto da Costa de Andrade, e o Prefeito de Guaratinguetá, Antônio Gilberto Fillippo Júnior.
“Neste encontro, tivemos a felicidade de ter o comparecimento de todos os Prefeitos jurisdicionados da região de Guaratinguetá. Foi um encontro muito produtivo, onde tivemos a oportunidade de conversar com os Prefeitos e ouvir deles os maiores desafios enfrentados pela administração e ainda levar até eles, assim como aos Vereadores e aos servidores públicos da região o nosso quadro técnico que explica e expõe as principais posições do Tribunal sobre assuntos relevantes para a administração pública”, disse o Conselheiro-Presidente Roque Citadini.
“O TCESP, através do seu Ciclo de Debates, instala uma das suas prioridades que é a de fiscalizar, julgar, em algumas ocasiões, penalizar, mas também orientar, de ser um orientador das administrações municipais, das Câmaras, do Governo do Estado de São Paulo. Esse Ciclo de Debates tem proporcionado esse encontro com a orientação”, ressaltou o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli.
. Debates
Em seguida, representantes do corpo técnico do TCE promoveram debates sobre temas como Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento, Controle Interno, Nova Lei de Licitações, além de ações fiscalizatórias por parte do Tribunal de Contas e assuntos pertinentes às Câmaras Municipais.
Coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, a mesa técnica teve as participações do Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF-1 e DSF-2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola; do Diretor da UR-14 (Guaratinguetá), Mario Milane da Matta Netto; da Diretora da 10ª Diretoria de Fiscalização (DF-10), Roberta Azola Gardelli; do Diretor da 7ª Diretoria de Fiscalização (DF-7), Elias Santos Ferreira; do Chefe Técnico da Fiscalização (UR-14), Carlos André de Carvalho; e da Auxiliar Técnica da Fiscalização na Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp), Débora Geórgia Tristão.
. Programação
Após 14 reuniões, as atividades da 29ª edição do Ciclo de Debates do TCESP prosseguirão na quinta-feira (5/6), às 14h00, no Auditório do Centro Educacional Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, em Capão Bonito (SP).
O calendário completo do Ciclo de Debates está disponível no link: https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates
Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-santo-antonio-pinhal-recebe-ciclo-debates-com-liderancas-25-municipios-regiao