in

Bastos recebe lideranças políticas e gestores públicos em encontro do Ciclo de Debates

12/06/2025 – BASTOS (SP) – Lideranças políticas de 23 municípios jurisdicionados da região de Adamantina participaram na quinta-feira (12/6), às 14h00, em Bastos (SP), das atividades da 29ª edição do Ciclo de Debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

O Anfiteatro Governador Mario Covas, no Centro Cultural ‘Professora Tsuya Ohno Kimura’, local do décimo sétimo encontro de 2025, recebeu 350 pessoas, dentre elas, 20 Prefeitos, 16 Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, gestores públicos, servidores que tiraram dúvidas e receberam orientações quanto às boas práticas e ao uso adequado do recurso público.

Na oportunidade, trinta minutos antes do encontro, o Conselheiro-Presidente Roque Citadini se reuniu com os Prefeitos da região para tratar de demandas de interesse da população local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na abertura do evento, o público presente prestigiou a apresentação do Grupo de Dança Japonesa Fujin-Kai, da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos, que mantém viva a tradição do país na cidade. Também, na oportunidade, o artista plástico local, Ricardo Rocha dos Anjos, realizou um retrato do Presidente do TCESP em tela, usando uma técnica exclusiva com uso de cola e areia.

O evento teve início com a formação da mesa de abertura que contou com as presenças, além do Presidente do TCESP, o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli; o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Estilac Martins Rodrigues Xavier; a Procuradora-Geral de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e o Diretor da Unidade Regional de Adamantina (UR-18), Robson Luis Correia.

Também compuseram a mesa o Prefeito de Bastos, Kleber Lopes de Sousa; o Presidente da Câmara de Bastos, Valter Bataline; o Prefeito de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron; e a Prefeita de Rinópolis, Graziela de Lima Tomé Trevisan.

“Nós queremos discutir problemas e queremos que a Administração Pública erre menos. Queremos ajudar a encontrar as melhores soluções em situações difíceis. A lista de sonhos que todo o prefeito tem não bate com a lista de dinheiro que ele tem no caixa. Muito sonho e pouco dinheiro, essa é a realidade”, pontuou o Presidente Roque Citadini.

“Nós todos, independente do cargo, somos servidores públicos. A nossa missão é buscar a governança pública de excelência, porque a resultante dessa governança é uma política pública melhor aplicada com benefício ao cidadão, que nesse momento da história, confiaram a nós a administração do coletivo e as suas respectivas cidades”, ressaltou o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli.

“Esse evento é importante pelo seu papel técnico, de orientação, pedagogia, mas sobretudo de aproximação do Tribunal de Contas com os administradores. É uma aproximação boa, e não se distingue os papéis e não se confundem, mas a aproximação ajuda que cada um possa desempenhar bem a sua função. Nós estamos na frente de um Tribunal que, ao meu ver, é o mais importante do país. Não só pelo valor material de estar controlando as contas de todos os órgãos públicos do Estado que tem o maior PIB do Brasil, ele tem um outro valor que pode ser considerado imaterial que é a sua independência e autonomia no cumprimento das suas funções constitucionais e eu vejo isso no Tribunal de Contas”, disse o Conselheiro do TCE-RS, Estilac Martins Rodrigues Xavier.

. Boas Práticas

Logo após a abertura, o corpo técnico do Tribunal de Contas debateu com os participantes do encontro e tirou dúvidas de assuntos como: Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Planejamento, ações fiscalizatórias da Corte, Controle Interno, Nova Lei de Licitações e assuntos pertinentes às Câmaras Municipais.

Coordenada pelo Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima, a mesa técnica teve as presenças dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF 1 e 2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, respectivamente; do Diretor da Unidade Regional de Adamantina (UR-18), Robson Luis Correia; dos Auditores de Controle Externo, Thiago Rodrigues dos Santos Pazinato (UR-1), Daiane Lauro Souza Meurer (UR-18) e Jaqueline da Silveira Fredi (UR-18); da Chefe Técnica da Fiscalização (UR-1), Adriana Ribeiro de Assis; e do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp) do TCESP, Marcos Portella Miguel. 

A programação do Ciclo de Debates do TCESP continuará com as atividades na sexta-feira (13/6), às 10h00, em Pedrinhas Paulista, nas dependências do Cine Teatro Municipal “Francesco Pomilio”, na Rua da Ciência, 385, Centro.

O calendário completo da 29ª edição do Ciclo está disponível em https://www.tce.sp.gov.br/tcesp-ciclo-debates .
 

Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-bastos-recebe-liderancas-politicas-e-gestores-publicos-encontro-ciclo-debates

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Teresa Leitão destaca acordos educacionais firmados pelo Brics

OAB celebra o Dia da Advocacia Trabalhista em sessão solene na CLDF