in

Ilha Solteira sedia penúltimo encontro do Ciclo de Debates em 2025

26/06/2025 – ILHA SOLTEIRA (SP) – Lideranças dos municípios jurisdicionados da região de Andradina participaram, na quinta-feira (26/6), em Ilha Solteira (SP), do penúltimo encontro da 29ª edição do Ciclo de Debates, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

Realizado na Câmara dos Vereadores do Município, o evento contou com cerca de 230 pessoas, dentre elas, 14 Prefeitos, nove (9) Presidentes de Câmaras, além de Vereadores, gestores, servidores e representantes da sociedade civil, que tiraram dúvidas e receberam orientações sobre boas práticas administrativas e o uso adequado dos recursos públicos.

Assim como nos 18 encontros realizados pelo TCE, antes do evento, o Conselheiro-Presidente do TCESP, Roque Citadini, se reuniu com Prefeitos da região para tratar de demandas de interesse da população local.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na abertura, participaram da mesa, além do Presidente do TCESP, Conselheiro Roque Citadini; o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho; o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres; o Procurador-Chefe da Fazenda do Estado de São Paulo, Denis Dela Vedova Gomes; o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e a Diretora da Unidade Regional de Andradina (UR-15), Thaís Albani dos Santos.

Ainda compuseram a mesa, o Prefeito de Ilha Solteira, Rodrigo Batista Gonçalves; o Presidente da Câmara Municipal de Ilha Solteira, Alberto dos Santos Junior; a Prefeita de Auriflama, Katia Conceição Morita de Carvalho; e o Deputado Estadual, Itamar Borges.

“Hoje, o TCESP chegou ao penúltimo encontro em Ilha Solteira, bem na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. É muito importante que o Tribunal de Contas venha a esses municípios que estão distantes da capital. Embora, o TCE tenha as suas regionais próximas de todas as cidades, é importante que esses eventos pedagógicos e de discussão e de encontros com todos os Prefeitos da região também aconteçam em municípios de menor porte, pois são eles que, às vezes, enfrentam a maior parte dos problemas da administração pública”, destacou o Conselheiro-Presidente Roque Citadini.

“Procurem o Tribunal de Contas. Estamos aqui, longe de São Paulo, primeiro para conhecer e rever os Prefeitos e os amigos e, segundo, para chamar a atenção de que vocês (Prefeitos) se organizem e reivindiquem. Os problemas são os mesmos e as soluções virão com uma articulação coletiva”, ressaltou o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho.

“A gestão é o que nos desafia. Administrar requer capacidade técnica. Muitas vezes, municípios diminutos, de pequena população, não conseguem atrair tantos e quantos técnicos são necessários para fazer a boa gestão”, disse o Conselheiro Marco Aurélio Bertaiolli. “O TCESP está aqui hoje para cumprir o seu papel pedagógico e se aproximar da boa governança pública, pois esse é o desejo de todos nós, que a boa governança se instale nos nossos municípios”, completou o Conselheiro.

. Boas Práticas

Logo após a abertura, os trabalhos continuaram com as palestras do corpo técnico do TCESP que instruiu e debateu junto aos jurisdicionados temas como: o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Terceiro Setor, Regime de Compras Públicas, Planejamento, ações fiscalizatórias da Corte, Controle Interno, Nova Lei de Licitações e assuntos pertinentes às Câmaras Municipais.

A mesa técnica teve a coordenação do Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima; e as participações dos Diretores de Supervisão da Fiscalização (DSF 1 e 2), Paulo Massaru Uesugi Sugiura e Alexandre Teixeira Carsola, respectivamente; da Diretora da Unidade Regional de Andradina (UR-15), Thaís Albani dos Santos; da Chefe Técnica da Fiscalização, Adriana Ribeiro de Assis (UR-1); dos Auditores de Controle Externo, Thiago Rodrigues dos Santos Pazinato (UR-1), Ana Claudia Oliveira de Mello (UR-15) e Marcella Magalhães de Deus (UR-15); e do Diretor da Divisão de Auditoria Eletrônica de São Paulo (Audesp) do TCESP, Marcos Portella Miguel.

. Ciclo

Após 19 encontros realizados nos municípios de Jaguariúna, Garça, Jaú, Tatuí, Votuporanga, Catanduva, Franca, Batatais, Ibitinga, Santa Gertrudes, Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Praia Grande, Santo Antonio do Pinhal, Capão Bonito, São João da Boa Vista, Bastos, Pedrinhas Paulista e Ilha Solteira, a 29ª edição do Ciclo de Debates do TCESP encerrará na sexta-feira (27/6), às 10h00, em evento que será promovido, em Penápolis, nas dependências do Núcleo Acadêmico e Cultural da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), na Praça Doutor Carlos Sampaio, 170, no Centro.
 

Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-ilha-solteira-sedia-penultimo-encontro-ciclo-debates-2025

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Instalação da comissão da MP que busca agilizar o INSS está marcada para terça

Senado vai analisar isenção do IR para dois salários mínimos