in

Alunos da FGV conquistam a edição 2025 do Programa ‘Conselheiros do Amanhã’

24/10/2025 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), consagrou nesta sexta-feira (24/10), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, os alunos universitários da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) como os grandes vencedores da edição de 2025 do Programa ‘Conselheiros do Amanhã’.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TCESP no YouTube e contou com as presenças da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres (responsável pela abertura dos trabalhos); da Chefe de Gabinete da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Rosy Maria de Oliveira; do Diretor do Departamento Geral da Administração (DGA), Carlos Eduardo Corrêa Malek; e da Diretora da Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP), Bibiana Helena Freitas Camargo. 

Promovido anteriormente nos anos de 2022 e 2024, desta vez, em sua terceira edição, o projeto foi realizado por meio de uma competição que envolveu estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP); da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDUSP Ribeirão); Fundação Getúlio Vargas (FGV), com os cursos de Direito e Administração Pública; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Campinas, com o curso de Economia; e Unicamp Campus Limeira, curso de Administração Pública.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

. Sessão

Em uma disputa acirrada entre as universidades, os alunos simularam, com duração de aproximadamente 5 horas, uma sessão de julgamento do Tribunal Pleno e estiveram no lugar dos Conselheiros da Corte para discutir e julgar casos reais adaptados à atividade com debates de qualidade, divergências de pontos de vistas e decisões com profundo embasamento técnico. 

Cada instituição foi representada por um(a) aluno(a) que exerceu a função de Conselheiro na apreciação e proferimento de votos sobre casos no âmbito do controle externo e julgados pela Corte. A plateia do Auditório Nobre recebeu a presença dos professores de cada Unidade de Ensino Superior presente na competição.

A sessão foi conduzida pelos servidores da Corte Erick Draganov Santos (responsável por presidir a sessão simulada), Alisson Pereira Rodrigues (Ministério Público de Contas), Victor Guarnieri (Secretária-Diretoria Geral), Bruno Chacon Fernandes (Procurador-Chefe da Fazenda Estadual), Alessandro Cesar Finardi (Presidente da Câmara de Cantenas) e Vinicius Chinellato de Moura e Silva (Advogado).

Coube a difícil decisão de eleger o grupo vencedor à comissão técnica julgadora do TCESP formada pelo Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Luis dos Santos Dall’Olio; pelo Diretor Técnico da 3ª Diretoria de Fiscalização (DF-3), Adelino Detofol; pela Assessora do Gabinete da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, Maria Alice Pinheiro Nogueira Gomes; e pelo Diretor Técnico do Ministério Público de Contas, João Mario de Medeiros Paixão.

Com uma diferença de apenas 1,35 de notas proferidas entre o primeiro e o sexto colocado, e 0,12 entre campeão e vice, a classificação final teve como vencedor o aluno ‘Conselheiro’ João Mario Bernardes Diniz, do curso de Administração Pública, que representou a Fundação Getúlio Vargas, com a nota 8,95. Em segundo lugar, o ‘Conselheiro’ João Rodrigues Torres, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (8,83) e, em terceiro, o ‘Conselheiro’ Victor Augusto da S.B. de Assis, da Unicamp Campinas (8,7). Na quarta posição, o ‘Conselheiro Decano’ Felipe Locatelli Marques da Silva, da Unicamp Limeira (8,43), seguido do ‘Conselheiro’ Rauhã Capitão, do curso de Direito, representando a Fundação Getúlio Vargas (8,15), e da ‘Conselheira’ Maria Eduarda Pontin Bordin, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (7,8), respectivamente.

Em parceria com a Editora Fórum, os vencedores foram premiados com 10 vouchers no valor de R$ 500,00 para compra de livros em sua loja virtual, além de cupom de 20% de desconto para todos os participantes do evento.

“Nós valorizamos muito experiências como essa. O Tribunal de Contas tem feito esse movimento de proximidade. Hoje o TCESP tem focado no papel pedagógico, ido até o gestor para tratar de temas polêmicos, fazendo um movimento de diálogo. Ficamos muito felizes em ter os alunos na Casa, mas para nós é um momento importante de aproximação, de aprendizado, de colocar as nossas atividades e apresentar esse trabalho a vocês (alunos). Então, para gente é uma grande oportunidade”, destacou a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Feres.

A íntegra da sessão simulada do Programa ‘Conselheiros do Amanhã’ pode ser acessada no canal oficial do TCESP no YouTube pelo link: https://go.tce.sp.gov.br/qatzd7.
 

Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-alunos-fgv-conquistam-edicao-2025-programa-conselheiros-amanha

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Unidade Santana fala sobre atuação em prol da infância em reunião de Conselho Tutelar

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe